domingo, 15 de fevereiro de 2015

MIDIA BANDIDA 0075 : Sabotando as cadernetas da Caixa com boatos

Mal escrito, motivo absurdo, data indefinida, mas tem quem ache normal. 
Na semana passada, de forma articulada e criminosa, espalhou-se por redes sociais e no boca-a-boca que o governo Dilma iria congelar os depósitos de poupança da Caixa. Não é a primeira vez que se pretende desestabilizar a empresa pública e o governo com boatos: em 2013 outra mentira dizia que haveria um benefício adicional do Bolsa Família


causando confusão nas agências. Mais um ataque sabotador à economia que, na falta de resposta dura do governo (depende da PF do Ministro Zé Eduardo, o parvo), novamente trará mais insatisfação contra Dilma, mesmo não ocorrendo nenhum congelamento pela "Federção" dos Bancos começando em 17/2/ 2015 e "sem volta", ou seja, é expropriação, não congelamento, pelo texto do boato.

A "guerra da informação" para a qual a presidente Dilma pediu que todos os seus ministros e auxiliares se preparassem está sendo ganha pelo que há de pior: o preconceito. Por falta de comunicação mais ágil e de perda de militância para dar o combate cotidiano no local de trabalho e nos movimentos, a mídia bandida emplacou duas "verdades perigosas:
- se saiu no Jornal Nacional é verdade;
- tudo que é contra o governo é verdade, não importa a fonte.

A partir dessa vitória das mídias de oposição torna-se muito difícil o combate individual, que não tem apoio da mídia de governo cotidiana. Aí fica fácil entender como se alastra esse boato  da Caixa, pois na mente dos desinformados e manipulados que nada questionam vale a maldade potencial do governo.

O mais devastador no método da mídia bandida é que a as boas notícias são negativadas nos grandes meios de comunicação e não chegam a ser gravadas nas memórias. É só ver como o Jornal Nacional dá uma boa notícia. O nível de desemprego baixíssimo de 2014, de dar inveja em qualquer economia mundial, é noticiado com um "analista" dizendo que esse número é obtido a partir do desmantelo da economia, que é eleitoreiro e que em breve os trabalhadores vão pagar caro por isso, etc, etc.

Processar e botar na cadeia tais criminosos da boataria não é difícil, já que nas redes sociais tudo deixa rastro. No caso do boato da Caixa o perfil foi tirado do ar pelos donos, mas deixou o DNA. Quem deveria investigar isso? A Polícia Federal. Mas aí há dois problemas: uma corporação dominada pela oposição e um ministro que deveria dar as ordens mas quer que a PF aja "republicanamente", ou seja, que traga a cabeça do opositor do governo numa bandeja de prata sem ninguém pedir.

Em resumo: as pessoas não guardam as boas notícias, e os fatos parecem só existir na hora que as coisas são realmente piores. Quando se zerou a CIDE e o preço da gasolina ficou congelado na Petrobrás por 5 anos vários estados aumentaram seus ICMS, como o Paraná, de governo tucano, e os cartéis dos revendedores, que trouxeram a impressão do preço estar sempre subindo. Quando finalmente a Petrobrás ajusta em 3% o preço e o governo volta a cobrar a CIDE de 6% é um estardalhaço, governo ladrão, etc. Ou seja, não ficou residual que durante anos o cidadão foi beneficiado por um preço administrado pelo governo mais baixo.

Censura na Globo impede de falar em FHC nas notícias da Lava-Jato
O mesmo acontece com o IPI dos carros, que na redução ninguém diz "olha, a Dilma baixou o imposto para você comprar carro mais barato", mas quando a renúncia fiscal termina vem o massacre do "Dilma aumentou o imposto para você pagar mais caro". Com a energia foi a mesma coisa. Quem se lembra que pagou 20% a menos por quase 2 anos? Ninguém, mas que aumentou agora e ainda assim não superou o preço antes da redução isso é explorado como "aumento irracional". E de quebra ainda vendem um "apagão" que não existiu até aqui no verão por falta de geração de energia, como foi nos anos FHC.

Num caso recente o criminoso que espalhou boatos sobre o filho de Lula foi flagrado e está sendo processado. Aí vem a idiotia dizer que é censura, que não se respeita a liberdade de expressão, etc. Mas quando a Globo manda tirar todas as referências ao FHC na operação Lava-Jato parece coisa normal. Ou quando bota imagem de uma plataforma afundando dos anos FHC com a data de 2011 para deixar subentendido que foi no governo Dilma foi "erro de um estagiário". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário