sábado, 18 de outubro de 2014

Evitar Aécio é preciso, mas não corrige erros do PT

Estou viajando há quase 40 dias e nos últimos 15 estive sem meios de debater pois no Irã não funcionam o Facebook nem o Blog. Agora que consegui acessar o Face me deparei com uma porção de amigos cobrando minha ausência no Brasil para votar em Dilma.

Isso me preocupa muito, porque se chegamos ao ponto de quererem uns poucos votos para evitar a tragédia da eleição de Aécio Neves é porque há algo errado. Muito errado, por sinal. Como é que um governo com 12 anos de sucessos acumulados deu margem à canalha dizer que "é hora de mudar" ou "a alternância é salutar"? Um projeto de sociedade que busque a emancipação da sua maioria jamais poderia se deixar sucumbir diante de uma minoria truculente, midiática, rica, poderosa, mas... MINORIA ABSOLUTA!

Se pegarmos o segmento dos 20% mais ricos o mais pobre desses já será um assalariado. Eu mesmo estou nesse segmento e faço parte da "classe A" em termos  de renda familiar. Nesse grupamento há os da direita cavalar mas também há gente que pensa em uma sociedade melhor, em dar oportunidades, em viver num país com menos desigualdades e miséria que trazem a violência.

A rigor, os demais 80% foram beneficiados pelas ações de Lula e Dilma. Mesmo as "elites" ganharam muito com o lema "Um país de todos". Não se tirou do rico para dar ao pobre. Todo mundo cresceu, e os ricos ficaram mais ricos. Mas isso não é compreendido pela minoria que nunca abandonou o colonialismo de "ganhar dinheiro e ir embora explorando o máximo" nem a soberba do "preto e pobre não são gente e têm mais é que morrer à mingua".

Como se explica um placar tão apertado, a crer nas "pesquisas" que tanto envergonham os estatísticos? Faltou chamar a maioria para construir um projeto. O PT trilhou o caminho do apadrinhamento de classe. Aumentou o salário mínimo como nunca, mas não impede que o discurso de Aécio de redução salarial para "salvar a economia" conquiste votos mesmo nos beneficiários.

Lula e Dilma acreditaram de boa fé no reconhecimento de suas políticas sociais, dissociadas da caracterização enquanto conquista de classe. E assim foi com a tal classe média dos 40  milhões que saíram da miséria de Lula e Dilma. Grande parte não viu nexo dos seus avanços pessoais com ações de governo comprometidas com os mais pobres. Muitos acham que melhoraram de vida por meritocracia, por graça divina, porque deram dinheiro ao pastor, etc. Tudo, menos pela existência de um governo que, em tese, tem compromisso com a melhoria de vida com viés de classe em favor dos mais pobres.

Aposto na vitória de Dilma mas, mesmo sem muita fé porque no PT não há arejamento, de vê-la chamar o povo a conquistar e a defender suas conquistas, acelerando o processo com medidas mais avançadas. Chamando a minoria a pagar a conta com impostos sobre fortunas. Trazendo as massas a defender avanços democráticos como a reforma do sistema político e a regulamentação da propriedade dos meios de comunicação. A combater a sabotagem "à la Venezuela" que os especuladores e parasitas farão na economia com a sua vitória.

Enfim, juntar-se ao povo para que todos juntos se defina o projeto de futuro e partam para conquistá-lo e defendê-lo. Aí os que tiveram 502 anos no poder e nada fizeram pelos excluídos saberão o que é ficar pelo menos um outro período desses sem a menor chance de chegar ao governo, porque nunca mais ganharão uma eleição.

Quanto ao meu singelo voto, creio que seja pouco perto do que faço diariamente em defesa do legado de Dilma e Lula, mesmo alijado de qualquer decisão como qualquer outro trabalhador. No meu blog hoje contabilizo 24.275 acessos ao link abaixo que desmente a "fortuna da filha de Dilma", que foi amplamente espalhada na internet pelos robôs do crime da direita. Quem acessou é porque desconfiou. Quem leu se revoltou com a mentira e certamente não votará no candidato de quem mandou a fraude. Não, meu voto não é só na eleição, mas todo dia. Continuo minha viagem preocupado, mas com a consciência tranquila de fazer a minha parte.

http://blogdobranquinho.blogspot.com/2013/06/youtrouxa-0028-filha-de-dilma-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário