domingo, 10 de agosto de 2014

EURÁSIA 2014 - 002 - Estudando o roteiro da Turquia

Roteiro preliminar elaborado com o site Rome2Rio
No capítulo anterior (EURÁSIA 2014 - 001 - Estudando o Irã) fizemos projeto preliminar da etapa iraniana. Mais um dia de estudos e chegamos ao esboço para a Turquia. Fizemos a primeira estimativa de custos, de calendário para cada etapa e a simulação da chegada a Istambul pelas diversas opções de roteiros aéreos. Tudo isso com um olho nas TVs e noticiários de agências estrangeiras sobre a conjuntura na região. Um dos eventos que poderia alterar a viagem seria tumulto nas eleições turcas, que aconteceram hoje e aparentemente não vai haver questionamentos. Assim sendo, a etapa Turquia está garantida.

Também nos preocupa o desenrolar da violência de guerras, não pela Turquia, pois estaremos bem longe das fronteiras com a Síria e Iraque, mas porque pode respingar no Irã, que tem apoiado o governo do Iraque, e o envolvimento norte-americano, podendo haver uma escalada de terrorismo na região.

A princípio pensamos numa viagem de 60 dias sendo 15 para a Europa Ocidental (Portugal/Espanha, caso fôssemos de TAP, ou Holanda/Bélgica/Luxemburgo, no caso da KLM, que apresentaram melhores preços) e 45 dias para a Eurásia (Turquia, Ucrânia, Rússia, Azerbaijão, Geórgia, Armênia e Irã). Ponderamos que o mínimo em cada país, mesmo que só para visitar uma capital, como Baku, no Azerbaijão, seria de 4 noites (três dias integrais). O roteiro do Irã ficou apertado em 10 dias, como planejado antes. A expectativa para a Turquia era de 12 dias, mas lançados os dados mais detalhados vimos que 18 dias seria um mínimo. Moral da estória: rifamos a parte européia e partimos para a passagem mais barata via Turkish Airlines num vôo que sai de São Paulo e vai direto para Istambul em 12,5h, cruzando a Àfrica. Mesmo com o trecho Brasília / São Paulo / Brasília em vôo doméstico o preço total seria melhor que qualquer proposta pela Europa.

Essa é uma solução incômoda, porque se pode trazer até 64 kg de bagagem por pessoa (2 malas de 32 kg) do exterior, mas como o bilhete não é emitido desde a origem o máximo que se pode carregar sem pagar sobrepeso é 23 kg. Normalmente não trazemos muita coisa, mas vamos ter que resolver isso de alguma forma.

Como o horário de chegada é 21:30h e no Brasil serão 15:30h, tirando o cansaço da viagem não haveria razões para sono, por isso vamos pegar um carro alugado no aeroporto e cair na estrada para algum hotel reservado previamente na região da Trácia, preferencialmente Tekirdag. Vamos fazer a rota no sentido anti-horário do esquema do mapa.

Os pontos turísticos estudados contemplam praticamente tudo que as operadoras de turismo usualmente oferecem: Izmir, Pamukkale, Capadócia, Ancara e Istambul. Quando começamos a ver fotos das praias a coisa mudou. Há um litoral maravilhoso, não apenas pela beleza das praias, mas pelas montanhas, ruínas e muita história de diversas fases da civilização. Resolvemos incluir o que achamos de melhor no litoral: Çesme, Fethiye, Kaputas, Oluzeniz e a vila grega fantasma, Cirali e as praias de Antalya. Por conta desse arranjo a viagem cresceu 4 dias. E a opção pelo carro alugado se tornou uma obrigação.

No total, salvo novas mudanças, o roteiro do interior será de 15 dias percorrendo cerca de 3 mil km, uma média de 200km por dia, o que nossa experiência mostra ser bem razoável sabendo-se que as estradas são boas. Em todos os lugares programados para pernoite há hotéis e apartamento a menos de R$ 200 por dia. A comida parece ser mais barata que aqui. Só a gasolina é que pesa: R$ 5,60 por litro. E ainda dizem que a nossa é a mais cara do mundo...

Para Istambul estamos estimando 4 noites. Esse detalhamento será feito numa etapa posterior. Próximos passos: roteiros da Geórgia, Armênia e Rússia.

Capítulo anterior: EURÁSIA 2014 - 001 - Estudando o Irã)

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