terça-feira, 17 de junho de 2014

MÍDIA BANDIDA 0061 : O GLOBO negativa ótima notícia sobre produção de gás

Qual a solução para o "problema", Globo? Não produzir? Privatizar? 
O destaque em negrito na capa do jornal O Globo de hoje não foi para o tão esperado jogo Brasil x México, mas para o "problema" da superprodução de gás natural até 2030. Segundo o jornal, vamos ter gás mas não vamos ter gasoduto, porque não foram previstos, etc e tal.

Um jornal decente, que tenha respeito aos fatos e não manipule, falaria da possibilidade de autossuficiência em gás natural (hoje importamos da Bolívia grande quantidade) e de exportação, num mundo à beira da guerra por causa de reservas desse combustível (Ucrânia, etc).

Gasodutos são obras relativamente rápidas. Bem mais que refinarias, plataformas, desenvolvimento de poços, etc. Se em 2030 tivermos excesso, teremos 16 anos para construir o que quisermos de tubulações, estações de liquefação, adaptação da matriz energética industrial para uso do gás, etc. E gás mais barato, permitindo a redução de custos e aumentando a competitividade dos nossos produtos.

Decididamente, a mídia acreditava que hoje estariam bombardeando um governo à beira do abismo com o fracasso da Copa. Não conseguiram, mostramos competência e para quem em 7 anos começou a produzir no pré-sal, enquanto em todo o mundo se gasta 12 anos, resolver o "bom problema" do excesso de gás vai ser moleza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário