quinta-feira, 8 de maio de 2014

RIO : "Efeito Gari" na greve dos transportes

Não é necessário viajar muito de ônibus urbanos no Rio para perceber que faltam profissionais. Em praticamente todos os ônibus há cartazes oferecendo empregos de motoristas com vantagens salariais, curso gratuito para tirar a carteira de motorista profissinal, etc. Em geral o inicial é R$ 1800 podendo chegar a R$ 2500 através de horas-extras.

Ontem houve uma paralisação e o sindicato fechou acordo com os patrões e a prefeitura com reajuste de 10% nos salários e 40% no vale alimentação. Como na greve dos garis de fevereiro deste ano, a categoria se sentiu traída pelo sindicato e hoje a greve está sendo total. Até os ônibus da Transoeste foram parados pela prefeitura por motivos de segurança. O trânsito, que já era caótico por falta de transporte coletivo de qualidade, deu nó com milhões de carros nas ruas.

Agora a categoria em greve-gari pede 40% de reajuste salarial e quer solução para a cobrança das multas que oneram os salários, já que são consequência do ritmo imposto pelas empresas. Tem uma que uso onde os ônibus são tão velozes que fazem tomada de curva e quem está em pé pode pegar uma prancha e sair surfando, porque está preparado para manobras radicais.

Todo apoio à greve dos motoristas! As reivindicações são justas e precisamos de profissionais bem pagos, treinados e motivados para ter segurança no trânsito e um bom transporte coletivo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário