sábado, 17 de maio de 2014

MÍDIA BANDIDA 0056 : Copa é excelente momento para greve na Globo

Há poucos dias a revista Forbes publicou no seu ranking de mais ricos do mundo que a família Marinho é a mais rica do Brasil, com R$ 68 bilhões de reais de fortuna. Essa notícia contrasta com os salários dos funcionários das empresas Globo, responsáveis com seu sangue e suor pela acumulação brutal de lucros pelos seus patrões.

A empresa vem fazendo cortes abruptos em salários de jornalistas, o que está causando insatisfação. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro acionou o Ministério Público do Trabalho para buscar mediação para os cortes. Segundo o site do sindicato "A resposta enviada pela empresa na semana passada foi considerada insatisfatória pelo Sindicato. Nela, a Globo afirma que os salários ficaram menores por conta da rigidez do controle eletrônico do ponto, adotado recentemente nas redações. Funcionários denunciam redução de até R$ 1.000 nos salários pagos em março."Isso foi em abril. Em maio os trabalhadores estão buscando mobilização para lutar contra as irregularidades na empresa.

Ainda segundo o site do sindicato, "Além do salário menor, há denúncias sobre jornadas de trabalho sequenciais de 14 dias sem folga, que a Globo alega ocorrer por um ‘acordo de cavalheiros’ com os funcionários. A DRT deverá questionar ainda a ‘dívida’ mensal de 21 horas, que a empresa diz ser referente aos sábados em que o jornalista não trabalha e recebe, e obriga o profissional a trabalhar mais do que a jornada legal de cinco horas mais duas extras."

Como a Globo está incitando, apoiando e repercutindo todo e qualquer movimento social que possa tumultuar o país às vésperas da Copa para depois conseguir ganhos políticos que trarão mais fortuna aos três irmãos Marinho, quem sabe sua mensagem não chega ao interior da empresa? Do mesmo jeito que se tenta pressionar o governo Dilma para conseguir ganhos, os funcionários da Globo poderiam tensionar a empresa, pelo fato de ser a TV oficial da Copa no Brasil. Uma greve agora traria enormes perdas para os patrões. Será que #naovaiterglobonacopa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário