quinta-feira, 22 de maio de 2014

Manifestação de rua vende produtos?

No ano passado a fabricante de automóveis Fiat estava com uma campanha de marketing poderosa, tendo a música #vemprarua como facilitadora em meio à imagem dos veículos anunciados. Eis que, de repente, a música é apropriada por manifestações de rua e vira o hino de milhões de pessoas.

Sem ser anunciante na Copa da Fifa, contra a qual a fúria de uma parte dos protestos se focou, aparentemente teria a simpatia de um amplo setor de classe média que também se juntou ao movimento. Enquanto isso a Hyundai, patrocinadora oficial, via suas lojas sendo quebradas por ser patrocinadora.

Agora a Fiat lança nova campanha da sua linha 2015 com outra música que parece encaixar-se com o contexto de protestos, mais uma vez convocando à rua. A questão que levanto é se houve realmente ganhos no ano passado para a Fiat e perdas para a Hyundai. Os números da ANFAVEA não mostram isso:

CARROJANEIROFEVEREIROMARÇOABRILMAIOJUNHOJULHOAGOSTOSETEMBROOUTUBRONOVEMBRODEZEMBROTOTAL
1VW Gol223371571519227215811995522541221222262022060217202036124828255067
2Fiat Uno180241110915235174631835216325158781407914528144101585213114184369
3Fiat Palio173581313014041166541547414086167191516712896133141386614319177024
4Ford Fiesta Hatch72155550913983191139512994143751354111992132641264216299136725
5VW Fox/CrossFox12436859597281197910626138061102910439964310372939811887129938
6Fiat Siena98506820855810405107489580108341268612647123781157913747129832
7Fiat Strada10204821990031174511081117641089311657112178822695011313122868
8Hyundai HB209029101781253612118963184081042895378671104681006611318122388

Nenhum comentário:

Postar um comentário