sexta-feira, 23 de maio de 2014

COPA : Dilma vira o jogo e pode atrair mais ódio e terror.

Quando Felipão levou a escalação da seleção aos 800 jornalistas de todo o mundo presentes ao evento acabou a dúvida sobre a realização da Copa. A partir de então tudo o que foi dito contra ela tirará audiência do espetáculo, o que não é bom para meios de comunicação, patrocinadores e a própria FIFA.

No front político, a oposição agendou para maio a "tempestade perfeita", conjugação de fatores que levariam Dilma ao aniquilamento em plena Copa. Pesquisas maceteadas chegaram a apontar até que haveria segundo turno. CPI da Petrobrás bombando na mídia. Promessa de grande caos às vésperas da Copa. Ofensiva de ódio pelas redes sociais. Escalação de intelectuais para denegrir o governo aqui e no exterior. Propaganda de inflação em descontrole, pibinho. Campanha difamatória de Dilma nos programas eleitorais da oposição chamando-a de incompetente. E tome mentiras sobre os gastos da Copa.

Hoje a Folha fez uma conta básica e deve ter murchado muita gente que até ontem jogou pedras no governo por ter "gastado o dinheiro da saúde e educação com a Copa". Simplesmente todo o gasto com o evento, inclusive as benfeitorias de aeroportos, portos, BRTs, comunicações, segurança, tudo junto, chega ao equivalente a um mês do que se gasta com educação. Se considerarmos só os estádios, são 10 dias de orçamento. Mesmo assim, não houve um só centavo gasto pelo governo Dilma com os estádios, que tiveram empréstimos do BNDES para clubes e governos estaduais que serão pagos. Isso também já começa a ser mostrado nas redes sociais e muita gente começa a perceber que foi enganada o tempo todo.

As fichas estão caindo. Todo o terror feito começa a ser questionado. A inflação recuou e está sob controle. Os estádios ficaram prontos. Obras de grande porte de aeroportos e acessibilidade estão sendo entregues. O povo desconsidera tudo o que foi dito de negativo até aqui e coloca suas bandeirinhas e pinta ruas de verde-amarelo. A CPI da Petrobrás esvaziou-se no eleitoreirismo da oposição. Os movimentos prometidos para criar clima de convulsão não estão rendendo o esperado, já tendo sido queimados cartuchos em transportes e polícias. Até a tentativa de se apropriar do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto - MTST - como tentaram fazer no ano passado com o Movimento Passe Livre, já foi rechaçada pelos organizadores. 

Vai ter Copa. Quem diz o contrário agora é antipatizado pelos milhões que já trocam figurinhas de álbuns da Copa em qualquer esquina, local de trabalho, shopping. E até pelos hipócritas que fizeram de tudo para dar errado e já estão com os ingressos nos bolsos, esperando a hora de mandar seus selfies para as redes sociais esnobando por estar num estádio maravilhoso na Copa.

Até a Globo vai ter que suspender a campanha negativa por absoluta incompatibilidade ética com os interesses econômicos da FIFA e dos patrocinadores, que querem a imagem mais positiva possível para agregar valor a marcas e produtos. Isso, claro, se entender que cumprir suas obrigações é mais importante que sangrar o governo e estabelecer o clima golpista que cultivou até aqui. Quando acabar a Copa, em julho, estaremos às portas da eleição. E bastará botar Dilma falando das realizações e dos fantasmas do passado que uma definição no primeiro turno estará cada vez mais próxima.

E aí, o que pode fazer a oposição para evitar o "desastre" de tudo dar certo, da imagem do Brasil perante o seu povo e no mundo ser enaltecida, das pessoas ficarem felizes e desfazerem o clima de negatividade que leva ao ódio?  As pessoas sabem que o governo já fez a sua parte, e a cada dia se percebe que fez muito bem. Estão ficando orgulhosas dos seus estádios, dos novos aeroportos, das novas alternativas de transportes. Tudo de ruim que se disse está se dissipando. Só restará à oposição a radicalização.

De que forma vão fazer isso? Vaiando Dilma no estádio? Amplificar críticas no exterior via mídia bandida aliada? Botar mais famosos para falar mal da Copa? Recorrer aos mercenários para tensionar o clima com ataques a alvos que possam impedir a Copa? Terrorismo tipo sabotagem de transmissão de imagens, apagão elétrico, fechamento de estradas e avenidas impedindo a circulação de pessoas e mercadorias? Tudo junto?

Como a direita é normalmente focada nos seus mais mesquinhos objetivos e não tem muita noção de conjuntura, são capazes de tudo isso. E se conseguirem, por exemplo, impedir a realização de um jogo, essa conta vai para o o governo ou para os contra a Copa? Com o clima de contagem regressiva fazendo as pessoas gostarem do evento ou reduzirem restrições diante do inevitável, um ato terrorista teria o efeito do atentado do Riocentro: a bomba explodiria no colo da oposição. Isso seria Dilma na TV repudiando o crime, a população revoltada e a cobrança por responsáveis chamando ao linchamento político de quem fosse responsabilizado.

Ao meu ver, Dilma virou o jogo. Teve muita sorte, porque o inimigo usou de tudo e não descansou na tentativa de inviabilizar não só a Copa, mas a economia e a realização de qualquer coisa positiva. Vão continuar tentando, porque são estúpidos e incontroláveis. Cabe a todo mundo evitar essa tragédia em todos os sentidos, porque não vai ser bom para ninguém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário