sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Começam os Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi - Rússia

Imagem de foto da transmissão da BAND ao vivo
Começou agora há pouco a abertura dos jogos. Antes vi na Globonews o programa Sem Fronteiras tratando dos problemas econômicos e políticos que cercam o evento. Na CNN também se falou do tema. Interessante ver como os comentários obedecem a linhas críticas que poderiam ser perfeitamente transpostos para o Brasil trocando-se o nome "Putin" por "Dilma", no tocante à Copa.

Números não oficiais falam em gasto de US$ 50 bi com os jogos. O vice-primeiro-ministro russo falou que a parte dos jogos foi de US$ 8 bi, o dobro da  Copa no Brasil em termos de estádios. O resto teria sido em infra-estrutura.

Imagem de foto da transmissão da BAND ao vivo
Corrupção também fez parte do comentário, com a unânime opinião dos entrevistados afirmando que os amigos de Putin ganharam muito dinheiro com as obras e equipamentos. Os protestos contra a homofobia e os atentados terroristas ficam na análise dos aspectos negativos. E todos foram unânimes ao afirmar que Putin fará de tudo pelo sucesso do evento, para associar a imagem da Rússia à modernidade e como destino político. E, claro, mostrar sua imagem como realizador, apesar de tudo que disseram sobre a organização do evento.

Interessante ver que o Brasil, que não tem neve, possui uma delegação de 13 membros, maior que a de muitos países gelados. Gente que rala no exterior e gasta muito porque tudo é caríssimo. Esporte de ricos. Existe uma Confederação Brasileira de Esportes na Neve que apoia os esportes. Tomara que não haja atentados e tenhamos um festival de belas imagens do esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário