domingo, 22 de dezembro de 2013

Copa 2014 : A quem interessa o terrorismo?


Se por alguma tragédia não tivéssemos mais a Copa de 2014, os resultados dos investimentos até aqui já pagaram de longe os R$ 7 bi investidos na forma de criação de empregos, renda, movimentação de diversas cadeias produtivas. Já se pagaram em impostos. Os tais que as pessoas reclamam para hospitais e educação a pretexto de serem contra a Copa. A Fundação Getúlio Vargas tem o estudo "Brasil 2014 - Impactos Socioeconômicos da Copa de 2014" que demonstra com números isso.

Abortar a Copa de 2014 nesta altura do campeonato é burrice. É jogar fora todo o discurso de "prioridade". "Não adianta chorar, a nega tá la dentro", diria o locutor Waldir Amaral, na década de 70. O discurso anti-Copa morreu na Copa das Confederações, que aconteceu e ninguém mais fala nas manifestações. Por que alguém posta uma imagem do Anonymous para ameaçar, como essa daí? Aguardando a Copa, se é que vai ter, o escambau. Vai ter sim, não há dúvidas. Se acontecer e der certo trará os benefícios que levaram a gastar dinheiro até aqui.

A quem interessa o terrorismo? A questão não é mais por 20 centavos. Não é por saúde, porque Dilma peitou o corporativismo médico para atender aos mais necessitados e não havia um só "Anonymous" nas ruas hostilizando os coxinhas preconceituosos, que queriam os pobres morrendo sem atendimento. Fez aprovar a destinação dos recursos do pré-sal para educação e saúde, e não tinha nenhum deles aplaudindo isso. Destinou pilhas de dinheiro aos governos para melhorar os transportes. Até a quem está enrolado até os cabelos com corrupção, e não tinha um só mascarado lá para cobrar deles e conferir onde será gasto o dinheiro.

Quando Dilma falou em Constituinte para mudar o sistema político, correram todos. Não interessava nada disso. Uma grande farsa. Muita gente foi na onda mas o que se pretendeu em junho, com apoio da mídia, foi golpear o governo. Não conseguiram. Teve a Copa, Dilma recuperou o prestígio, a mídia perdeu credibilidade e os "rebeldes" mercenários sumiram todos. Nas ruas só os bons e velhos movimentos organizados de esquerda.


A direita não consegue derrubar Dilma porque a economia e os programas sociais a sustentam. A economia eles todos os dias tentam detonar com mentiras em todos os telejornais e demais mídias, mas as realidades teimam em desmenti-los. A maioria dos estádios está pronta, com excelente qualidade. O resto fica pronto até lá. Em alguns deles a aprovação é enorme. Já foram palco de grandes jogos de futebol e de shows, com boas rendas. Os mesmos que vaiaram Dilma em Brasília hoje elogiam os estádios, mas vão vaiá-la de novo porque são mal-educados. Nem que inviabilizem a Copa conseguirão tirar os votos que precisam para eleger algum candidato de volta ao passado. Ou que comprometa o futuro. Não afastam investidores. Todo mundo já sabe que isso é um grande circo.


O protesto justo já foi feito, por causa da falta de prioridade com os estádios. Batalha perdida. Agora é hora de fazer dar certo para que se colha tudo o que se prometeu em benefícios para o Brasil, pois o concreto não pode virar dinheiro para hospitais nem escolas. Explodir os estádios, inviabilizar os jogos, tudo isso deporá contra qualquer boa intenção que se pretenda. É irracional. E muito, muito suspeito.

Sem essa palhaçada de terrorismo. Se é para protestar, vão para a porta das bases aéreas e Ministério da Defesa exigir que o país não compre os jatos suecos Gripen por R$ 10 bilhões, mais caros que os estádios e não educam nem dão saúde. Tem gente por aí que pode até patrocinar o circo... Pelo contrário : só geram gastos e mortes. E contra a sonegação, que em 2013 equivalerá a 4 vezes o orçamento da saúde para o próximo ano? E contra os juros e rolagem de dívidas, que neste ano superaram em mais de 5 vezes educação, saúde e Bolsa-Família?

Não, isso não interessa. Melhor combater o Bolsa-Família, que custa 23 bi para manter 15 milhões de pessoas comendo e as crianças indo à escola Por que não questionar jatos, sonegação e juros? Ah, isso não dá mídia, não dá holofote...


Nenhum comentário:

Postar um comentário