sexta-feira, 26 de julho de 2013

VIAGEM : Circuito Visconde de Mauá / Pedra Selada / Bocaina de Minas / Mirantão/ Visconde de Mauá

Pedra Selada - Resende / Visconde de Mauá (RJ)
Visconde de Mauá, em Resende, tornou-se mais acessível com a recente inauguração da estrada asfaltada. Mesmo assim ainda estão devendo o trecho asfaltado até Maromba. Enquanto isso, o transtorno continua.

RJ-151 - Ponte do Souza (Rio Preto) - Divisa RJ/MG
Bocaina de Minas (MG) - Igreja matriz
Hoje fiz um circuito de Visconde de Mauá a Bocaina de Minas por dois caminhos. Por que Bocaina de Minas? Porque é a conexão com as estradas asfaltadas do estado vizinho. E é a porta de entrada para o que se chama de Montanhas Mágicas da Mantiqueira, que tem em Aiuruoca um dos principais atrativos, com cachoeiras e belas montanhas. Para quem vai do Rio até lá o caminho é por Juiz de Fora, São João d'el Rey. E de Mauá, para quem já está na Mantiqueira? É melhor ir pela estrada estadual da divisa, a RJ 151, ou a estrada vicinal que passa por Mirantão?

Bocaina de Minas (MG) - Vista da cidade
Santo Antônio - distrito de Bocaina
Pedra Selada vista da estrada para Mirantão
Mirantão
Fomos de Mauá a Bocaina de Minas pela RJ-151, passando por Campo Alegre e pela entrada da trilha que leva à Pedra Selada, uma montanha visível em toda a região. Na localidade de Rio Preto cruzamos o rio de mesmo nome e pegamos a estrada que vai de Resende para Bocaina de Minas, levando 1:30h no percurso. No trecho antes de cruzar o rio a estrada é de terra mas razoavelmente lisa por 25 km. Depois são 16 km de serras e mais serras, belíssimas porém íngremes e perigosas num dia como o de hoje, com trechos enlameados por conta da chuva dos últimos dias.

Bocaina não tem muitas opções para refeições. Nem para turismo. Tem um ônibus diário para Resende, que sai às 8h, e a viagem de volta é às 15h. Assim sendo, quem não tiver carro e for tratar de assunto nos confins do município do distrito de Maringá, divisa com Visconde de Mauá, terá que ir num dia e voltar no outro. Ou pegar uma van que sai de manhã de Visconde de Mauá e voltar no final da tarde.

Mirantão
Mirantão
Mapa geral - Ponte dos Cachorror
Seguimos 2 km pelo asfalto até entrar para Santo Antônio por 12 km em outra estrada de terra razoável. Depois foram mais 11 até Mirantão, no trecho mais perigoso da viagem: subidas íngremes escorregadias que às vezes tiravam a direção por escorregamentos, e descidas onde era difícil fazer o carro parar pela falta de atrito. Mirantão hoje se preparava para uma grande festa junina à noite, com uma imensa fogueira na praça. Para se ter uma belíssima vista da região, inclusive da Pedra Selada, é preciso subir a íngreme ladeira da igreja e depois uma rua ao lado dela, chegando ao topo do morro.

De Mirantão a Visconde de Mauá via RJ-151 percorremos mais 16km pegando a Ponte dos Cachorros. Mais serras perigosas. Na volta de Bocaina de Minas levamos um pouco menos de tempo via Mirantão. O caminho parece ser a melhor opção se o tempo estiver firme, sem lama. Ainda há uma alternativa que sai de Maringá para Mirantão, que usaremos amanhã para conhecer cachoeiras da região. Segue a ficha técnica:


Criado por Minhas trilhas do Google no Android.

Distância total: 75,78 km (47,1 milhas)
Tempo total: 2:55:59
Tempo de deslocamento: 2:37:19
Velocidade média: 25,84 km/h (16,1 milhas/h)
Velocidade média de deslocamento: 28,90 km/h (18,0 milhas/h)
Velocidade máx.: 83,47 km/h (51,9 milhas/h)
Ritmo médio: 2,32 min/km (3,7 min/milhas)
Ritmo médio de deslocamento: 2,08 min/km (3,3 min/milhas)
Ritmo mais rápido: 0,72 min/km (1,2 min/milhas)
Elevação máx.: 1386 m (4546 pés)
Elevação mín.: 889 m (2916 pés)
Ganho de elevação: 1894 m (6214 pés)
Grau máx.: 27 %
Grau mín.: -23 %
Registro: 26/07/2013 12h00









Vi

Nenhum comentário:

Postar um comentário