quinta-feira, 20 de junho de 2013

Maracanã : A torcida surpreendente com apoio aos protestos

Alguém precisa avisar no exterior que o brasileiro é diferente de tudo que se vê por aí, em especial o carioca. Neste momento imagens de TV mostram uma grande concentração de ativistas na Candelária, preparando-se para a passeata pela Rio Branco e ato na Candelária. Noutro canal aparece o Maracanã razoavelmente cheio para preços padrão FIFA, em dia de semana à tarde, com a torcida brasileira apoiando o time do Taiti que toma uma goleada, até aqui, de 10 a zero da Espanha.

Uma das bandeiras do movimento trata da priorização de gastos governamentais com a Copa do Mundo enquanto falta dinheiro para a saúde e educação, e até aqui houve tentativas de boicotar ou inviabilizar os jogos da Copa das Confederações. Com o Brasil ganhando por 2 x 0 do México parece que algumas coisas mudaram. Hoje não vi imagem de manifestações no Maracanã e a torcida surpreendeu cantando o refrão de históricas lutas: "O povo unido jamais será vencido". Em seguida, a música "Sou brasileiro com muito orgulho" e, mais surpreendente ainda, entrou a cantoria do Hino Nacional.

O que falta é sair todo mundo do estádio e ir para o protesto na Presidente Vargas. Vai explicar isso para os gringos, que tentam classificar o que acontece por aqui como Primavera Árabe, Praça Tahir, Indignados, Occupy, etc. Não entendem que algo novo, original e, quem sabe, exemplar para todo o mundo, pode estar acontecendo agora por aqui.

PS: Se a manifestação ocupar toda a Presidente Vargas, da prefeitura à Candelária, a área estimada será de 3 km x 60 m = 180mil m2. Considerada a multidão sem aperto, na base de 3 pessoas por m2, teríamos uns 540 mil participantes. Se houver uma concentração razoável, nada parecido com metrô às 6 da tarde, ou seja, umas 7 pessoas por m2, chegamos o cálculo a 1.260 mil pessoas. Se ocupar tudo e mais alguma coisa na Rio Branco e ruas adjacentes, passa de 1,5 milhão para essa densidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário