sexta-feira, 14 de junho de 2013

Juventude do PT em São Paulo é contra aumentos e participa de protestos

A posição do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e do Ministro da Justiça, o também paulista e petista, a favor de manter o reajuste de tarifas de ônibus e usar a repressão contra os protestos, não encontra eco na base do partido mais próxima da realidade das ruas nesse confronto.

A Juventude do PT de São Paulo publicou nota no dia 10 de junho conclamando os petistas à participação nos atos de protesto em 11 de junho, pelo seu compromisso histórico com a luta contra o aumento de passagens. A mídia reforça apenas as opiniões das lideranças partidárias mais à direita, enquanto deixa Haddad mais visível que Alckmin na autoria dos reajustes, e os nivela na truculência da repressão. Sobre a participação da base petista ninguém fala. Segue a nota:
http://www.pt.org.br/noticias/view/sp_nota_da_jpt_pela_reversaeo_dos_aumentos_das_passagens_do_transporte_publ

10/06/13 - 11h10
SP: Nota da JPT pela reversão dos aumentos das passagens do transporte público

A mobilidade urbana é um dos fatores que mais influencia a qualidade de vida de jovens e trabalhadores, seja por seu peso econômico, seja pela atenção às suas necessidades com garantia de conforto e segurança. O Governo do Estado de São Paulo e a prefeitura da capital, ao elevarem o preço da tarifa de ônibus, trens e metrôs, prejudicam a locomoção de jovens e trabalhadores que, em sua maioria, dependem única e exclusivamente do uso de transporte público.


A juventude do PT integra há anos as lutas contra os aumentos das passagens por entender que estas medidas só favorecem o lucro das empresas, seja por meio da tarifa ou pelo aumento de subsídios. Ao mesmo tempo, aumenta a insatisfação dos usuários devido à péssima qualidade dos serviços prestados: ônibus e vagões lotados, trens e metrôs em panes constantes e atrasos e demoras nos deslocamentos.
Enquanto algumas cidades da Região Metropolitana e do Vale do Paraíba reduzem suas tarifas, beneficiando estudantes e trabalhadores, os aumentos da prefeitura da capital e do Governo do Estado oneram o orçamento de quem utiliza o transporte público e preservam a alta lucratividade das empresas.
Neste sentido, a Juventude do PT vem a público reivindicar a reversão dos aumentos das passagens e manifestar sua solidariedade e apoio aos movimentos que lutam contra esses aumentos. Mais que isso: conclamamos a militância petista a participar ativamente das manifestações e comitês, a começar pelo ato do dia 11 de junho, às 17h, na Praça do Ciclista, Av. Paulista!
É hora de ampliar a discussão rumo a uma política de transporte que contemple plenamente o direito de mobilidade da juventude e dos trabalhadores. Um passo decisivo neste sentido é a urgente implementação do bilhete único mensal e o transporte público 24h!
Pela imediata reversão dos aumentos!
Rogério Cruz
Secretário Estadual da Juventude do PT-SP
Erik Bouzan
Secretário Municipal da Juventude do PT de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário