terça-feira, 4 de junho de 2013

FANOAPÁ 0031 : Elitista defender pobre para atacar o governo


A Falta de Noção que Assola o País produziu mais uma peça interessante que circula na Internet divulgada por pessoas sem muita percepção ou de má-fé mesmo. A imagem deste post me foi remetida por três fontes diferentes, três pessoas que odeiam pobres, são favoráveis ao extermínio de bandidos, querem o fim do bolsa família e de qualquer coisa que beneficie "esse povinho que não quer trabalhar". 


Como politicamente estão destroçados e agora só lhes resta o golpe de estado para voltar ao poder, os grupelhos de direita produzem esse tipo de peça para contrapor os belíssimos e modernos estádios que foram incorporados ao patrimônio público dos brasileiros e que ajudarão a trazer turistas e dinheiro a problemas seculares da infra-estrutura do país, como o atendimento hospitalar. 
Erraram na dose ao fazerem a imagem, porque tem 17 estádios nas fotos, alguns estrangeiros, enquanto para a Copa de 2014 foram construídos ou reformados 12 estádios. Pelo visto Dilma está construindo até na China e na Alemanha... 

Esses mesmos que agora "defendem os pobres que não têm atendimento médico" são os que apoiaram FHC quando criou a CPMF para fazer uma farra desde ambulâncias superfaturadas a política para conseguir votos para a sua reeleição. E depois, já no governo Lula, apoiaram o fim da CPMF, quebrando o orçamento de saúde quase pela metade. 

Mesmo assim o orçamento para 2013 é de R$ 99,8 bilhões, sem contar com os investimentos em novos hospitais, reformas, equipamentos, e novas despesas com projetos de ampliação da cobertura de saúde. E sem falar nas milhares de obras de saneamento do PAC, que têm grande incidência na melhoria da saúde pública. E os programas de erradicação de miséria, que fazem as pessoas comerem e cuidarem mais de crianças, reduzindo a mortalidade infantil e elevando a idade de mortalidade geral?

Não tem jeito. Vão chorar muito a cada nova derrota. Cada vez mais os indicadores dos governo Dilma / Lula se tornam mais acachapantes sobre o nada que FHC fez. O próximo será o crescimento do turismo, trazendo em poucos anos muito mais dinheiro que os gastos com os estádios. Divisas que serão muito importantes para a continuidade da melhoria na saúde também. 

Hoje mais de 80% dos brasileiros dependem do SUS, que é o maior sistema de saúde pública gratuita do mundo ocidental. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil avançou muito, mas a saúde precisa de financiamento permanente. Hoje gastamos 2,2% do PIB, contra um máximo de 1,72 do período FHC (com PIB bem menor, a propósito, e com CPMF). 

Por que não taxar a especulação financeira com uma nova CPMF? Será que os "defensores dos pobrinhos" de oportunidade seriam capazes de defender isso? Claro que não. Usam os pobres apenas quando querem ter dividendos políticos. O pior é a falta de noção, porque todo mundo vê que esse discurso é demagógico. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário