sexta-feira, 31 de maio de 2013

YOUTROUXA 0017 : Motim militar para Comissão da Verdade investigar de novo os punidos pela ditadura

É impressionante como a prepotência de alguns militares põe a perder a credibilidade de toda a corporação, em especial porque são reformados, em geral de rabo preso com a Comissão da Verdade e há muito não têm poder nenhum sobre a tropa ativa. Desde o tempo da ditadura, por falta de punições que enterrassem de vez esse capítulo hediondo da nossa história, alguns militares de pijama reunidos em associações nostálgicas cismam de ameaçar a democracia. Comemoram o golpe de 64 como se fosse uma grande data, uma revolução redentora, quando na verdade se tratou de uma quartelada sustentada politicamente por corruptos sustentados pelo dinheiro norte-americano.

A Comissão da Verdade não produziu muita coisa, mas incomoda pelo que pode vir a produzir. Governos estrangeiros estão colaborando, em especial os nossos vizinhos, que já puniram seus militares  criminosos. As informações sobre a Operação Condor, que reuniu diversas ditaduras latino-americanas para matar e torturar lideranças anti-americanas começam a incomodar. E começam a surgir livros e relatos de corrupção, uma bomba em cima de quem disse que o golpe de 64 veio para limpar o país.

Agora tem gente querendo que a Comissão da Verdade investigue os dois lados, ou seja, as ações cometidas pelos grupos "subversivos", justo quando se fala em propor punições para os criminosos que agiram em nome das forças armadas na ditadura. Querem que os réus punidos pela da ditadura sejam novamente réus, e o disparate chega a ponto de proporem um movimento no dia 11 de junho e dizer que "a insatisfação pode provocar motins nos quartéis".

A sociedade brasileira tem que pagar para ver. Acabar com essa estória de chantagens por servidores públicos, profissionais que têm o dever de defender o país e cumprir ordens emanadas dos representantes eleitos pelo povo. Dar um fim a esse pretenso "poder paralelo" de alguns militares de pijama que usam suas corporações para mostrar poderes que não têm mais.

A ditadura acabou, lugar de bandido é na cadeia, quem manda é o povo e isso tem que ser dito claramente a essas lideranças sem liderados. E se vier motim, será a hora adequada para os brasileiros irem às ruas pedir punições e virar de vez essa página triste da nossa história, onde os crimes de uns poucos pesam sobre as corporações e as novas gerações de militares. Não dá para esquecer, nem para deixar impunes os que acreditaram que ficariam no poder para sempre.

http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2013-05-31/insatisfeitos-militares-convocam-protesto-por-dois-lados-na-comissao-da-verdade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário