quarta-feira, 17 de abril de 2013

Thatcher : Prejuízo aos ingleses até no funeral

R$ 31 milhões de reais serão enterrados no funeral da ex-primeira-ministra inglesa Margareth Thatcher, que será sepultada hoje. Por todo o Reino Unido os protestos e comemorações pela morte daquela que foi reconhecida como algoz dos pobres, privatizadora e destruidora de empregos agora ganham mais motivação com a divulgação da quantia (dinheiro público) gasto com a bajulação póstuma à Dama de Ferro.

Os protestos chegam a religiosos como o bispo anglicano da cidade onde Thatcher morava, que considera inadequado gastar tanto dinheiro num momento de dificuldades para muita gente associadas ao seu legado, o que pode trazer exploração política. O jornal britânico The Guardian estima que o enterro de Thatcher será o mais caro já pago pelo governo, superando o da Rainha Mãe e o da Princesa Diana. Enquanto isso no Brasil, onde ninguém protesta por nada, a direita só se lembra desses gastos quando Dilma vai ao Vaticano participar da posse do Papa e gasta menos de um décimo disso.

Os ânimos deverão ser acirrados com o cortejo desfilando por Londres até o enterro. Tamanha ostentação, quase imperial, em ambiente de crise poderá inflar os ânimos republicanos que desejam por fim à inútil monarquia. O legado de Thatcher ainda penaliza os pobres do mundo, em especial na Europa onde sua clone alemão Merkel exige o sangue da Grécia, Espanha, Islândia, Portugal, Chipre, Itália e mais meio mundo. Deixou de herança um mundo neoliberal mais desigual, violento e insustentável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário