domingo, 10 de fevereiro de 2013

Micos da natureza

Ontem 6 miquinhos brincaram por toda a manhã nas árvores do meu quintal, no Rio. As crianças da vizinhança adoraram ver as performances, muito interessantes. Depois a ficha caiu: eles se alimentam de ovos que colhem nos muitos ninhos que estão nas árvores, e são os responsáveis pela redução do número de pássaros por aqui. 

Desequilíbrio ambiental está tirando os animais do seu habitat, na Floresta da Tijuca (500m daqui) e trazendo-os para buscar comida na área urbana, acelerando a redução de outras espécies.

Eles andam pela rede elétrica e de telefone como se estivessem numa calçada. A aparição é recente, coisa de 3 anos. Possivelmente estão encontrando alimentos em maior quantidade nas casas, permitindo aumento da população, já que a floresta próxima não teve redução de área nos últimos anos.


Outra possibilidade, que coincide com o período de invasão da área urbana, é o fim da bandidagem do morro próximo à floresta, com a implantação da UPP. Se os traficantes brincavam de atirar nas pessoas nos prédios, por que não fazer dos bichos alvo para suas Ak-47, AR-15, etc, etc.




 De qualquer maneira, por mais que os bichos lancem olhares pidões, não se deve dar comida, evitando que se domestiquem. Além disso, criado o hábito da comida fácil, logo irão remexer latas de lixo, entrar na casa atrás de furtar comida, etc. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário