sábado, 22 de dezembro de 2012

Mensalão : STF deixa Gurgel pendurado no pincel

Apesar da pressão da mídia e da direita, a mesma que já fez o STF condenar a penas exageradas alguns réus praticamente sem provas, o presidente Joaquim Barbosa teve que se curvar à pressão política, em especial do presidente da Câmara, Marcos Maia, e teve que negar o pedido de prisão imediata dos condenados, incluindo-se parlamentares.

Marcos Maia chegou a oferecer asilo nas dependências do Congresso para evitar que os parlamentares fossem presos antes do trânsito em julgado das sentenças, como manda a lei. Ainda há o conflito de poderes na questão da cassação, que o STF considerou prerrogativa sua, mesmo com a constituição afirmando o contrário. Alguém jogou panos quentes, possivelmente a presidente do outro poder, o executivo, Dilma, e chamou todo mundo à razão.

Joaquim Barbosa nada mais fez que cumprir a lei. Como ainda cabem recursos e os condenados são réus primários sem periculosidade, com passaportes retidos e proibidos de sair do país sem autorização do STF, Barbosa negou o pedido do Procurador Geral da República para prisão imediata. Ou seria imidiática?

Gurgel, que é lento na hora de apurar denúncias contra Cachoeira, foi com sede demais ao pote para ganhar uns 15 minutos de fama. Barbosa arrancou-lhe a escada, e ficou pendurado no pincel. Com isso, a Globo perdeu o seu Especial de Fim de Ano. E o SBT já desceu a ripa em Barbosa, dizendo que agindo assim quer virar político e ser candidato em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário