quarta-feira, 28 de novembro de 2012

FANOAPÁ 0017 - Danusa Leão horrorizada com pobres viajantes

Talvez o aumento absurdo das passagens aéreas pelo bipólio TAM-GOL dos últimos dias tenha sido uma resposta ao clamor da jornalista Danusa Leão, em resposta à sua matéria "Ser Especial" na Folha de São Paulo do dia 25/11. No texto Danusa, no melhor estilo "FALTA DE NOÇÃO QUE ASSOLA O PAÍS" que gerou esta série no blog, reclama que o que era exclusivo agora está ao alcance de "qualquer um", ou seja, da "plebe ignara e mal educada pobre" tão odiada pela ideologia elitista demo-tucana que encontra apoio nos grandes meios  de comunicação. O que pode render algumas concordâncias entre ricaços não agrada à ampla maioria da população. Reproduzo parte da matéria sem-noção:


"... Queremos todas as brincadeirinhas eletrônicas, que acabaram de ser lançadas, mas qual a graça, se até o vizinho tiver as mesmas? O problema é: como se diferenciar do resto da humanidade, se todos têm acesso a absolutamente tudo, pagando módicas prestações mensais?
As viagens, por exemplo: já se foi o tempo em que ir a Paris era só para alguns; hoje, ninguém quer ouvir o relato da subida do Nilo, do passeio de balão pelo deserto ou ver as fotos da viagem --e se for o vídeo, pior ainda-- de quem foi às muralhas da China. Ir a Nova York ver os musicais da Broadway já teve sua graça, mas, por R$ 50 mensais, o porteiro do prédio também pode ir, então qual a graça? Enfrentar 12 horas de avião para chegar a Paris, entrar nas perfumarias que dão 40% de desconto, com vendedoras falando português e onde você só encontra brasileiros --não é melhor ficar por aqui mesmo?"


Esse tipo de declaração, mesmo sem noção do contexto atual do Brasil, onde pobres, negros, periferias e outros setores esquecidos estão tendo chances de ascensão, só reforça a idéia de que Lula e Dilma têm defeitos e problemas, mas essa elite presunçosa e arrogante nunca mais deve voltar ao governo. E deveria ser erradicada do poder, que ainda ocupa com o controle ideológico de mídia e instituições. A parte boa da notícia é o atestado da elevação do nível de consumo inédita entre os brasileiros, negada cotidianamente pela mídia.

A propósito, Boris Casoy e a Band tiveram que pagar indenizaçãode R$ 21 mil ao gari que foi ofendido pelo comentário igualmente sem-noção do apresentador desprezando-o como cidadão capaz de desejar "feliz ano novo" aos demais cidadãos como se fosse um ser desprezível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário