sábado, 15 de setembro de 2012

Vereadores e Prefeitos : A hora de pagar as contas

Hoje nos jornais está estampado mais um desses absurdos da nossa política, com a ordem judicial para tirar da internet críticas que uma professora de Anápolis (GO) fez a vereadores da sua cidade porque foram contra uma moção de protesto pelo descaso do governador Marconi Perillo com a educação. O advogado dos vereadores citados entendeu que houve excesso e propaganda negativa, enquanto o advogado de Ângela Pureza afirma tratar-se de liberdade de expressão.

Políticos são servidores públicos especiais. São eleitos, têm mandatos definidos e, além de terem que seguir todos os preceitos da ética pública, devem ter transparência naquilo que fazem. São pessoas públicas que devem acatar a crítica política civilizada, e foi isso que a professora Ângela fez: cobrou politicamente o fato de terem se abstido de apoiar a categoria dos professores numa reivindicação por melhores condições de educação, uma bandeira que todo político defende em vésperas de eleição.

Se o vereador não cumpre o que promete, se joga contra pessoas, categorias, comunidades e outros entes da sociedade civil, a punição poderá vir pelo voto. Em Piracicaba (SP) muitos vereadores votaram pelo reajuste de 66% sobre os próprios salários, e estão candidatos à reeleição. A comunidade se rebelou criando o movimento "Reaja Piracicaba" onde divulgam os nomes e fotos de todos os que cometeram esse ato de desrespeito aos cidadãos que pagam os impostos, legislando em causa própria. O que há de calúnia ou difamação nisso?

Aqui se faz, aqui se paga, e deixar de eleger políticos que se acham acima de tudo e de todos e que podem fazer qualquer coisa é o mínimo que o eleitor pode fazer. O judiciário também pode ajudar, agilizando processos contra bandidos que roubam o dinheiro público e abstendo-se de censurar o direito das pessoas fazerem campanha contra quem contraria o interesse público no decurso do mandato eletivo. Que em todo o país as posições políticas sejam cobradas e pagas na eleição. Baixaria é outra coisa.


Eis o que a professora de Anápolis postou no Facebook:

Juiz manda professora retirar post no Facebook contra vereadores em Anápolis, Goiás (Foto: Reprodução/Facebook)





Nenhum comentário:

Postar um comentário