quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Globo : O que o jornal escreve a TV esconde

Não dá para comparar o alcance de um jornal com o da TV. Especialmente as de mesmo grupo, como o jornal O Globo e a TV Globo. Um é muito local, do Rio. A outra, nacional e internacional. Talvez por isso mesmo o que o jornal escreve, até porque a mídia tem um formato que permite maior detalhamento, a TV não tenha como passar por inteiro, mas pode traduzir por imagens dependendo da importância do conteúdo.

O caso flagrante é o da notícia sobre a fraude numa clínica particular em Italva, município no norte do Estado do Rio. Na cobrança ao SUS apareciam procedimentos falsos até em pessoas mortas. Um golpe que rendeu cerca de R$ 5,6 milhões à clínica. A polícia apreendeu documentos e ouviu testemunhas que comprovam o golpe. Como isso foi noticiado pelas mídias da Globo? No site do jornal temos a matéria com o título "Polícia apreende documentos que reforçam suspeitas contra candidato por fraudes no SUS". No subtítulo temos "Candidato do DEM nega que tenha cobrado por atendimento a pacientes mortos".
O diretor do hospital, Ronald Faria Crespo, candidato do DEM a prefeito na cidade vizinha de Itaperuna, diz que não existem irregularidades, que houve erros de digitação e que tudo não passa de intriga política. Isso não é o que as provas mostram, mas a Globo resolveu assumir a versão do candidato do partido que apoia. Tanto assim que hoje, no Bom Dia Rio, a matéria fala da fraude, do diretor, que será indiciado por peculato, formação de quadrilha e estelionato, que é candidato a prefeito de Itaperuna mas nada sobre o seu partido.

Se o responsável fosse pela fraude fosse do PT, a notícia seria outra: "Candidato do PT frauda o SUS no Rio de Janeiro". Como não tinha nada para bater no PT na matéria, o que passou no Bom Dia Brasil foi uma denúncia sobre extintores vencidos num hospital em Brasília, onde o governo é do PT. Há descalabros em hospitais por todo o país, mas Brasília tem que ser o exemplo de má gestão. Quase todo telejornal agora traz matérias negativas para o sistema de saúde, que é um problema que nem Lula nem Dilma resolveram. Nem FHC, com o dinheirão da CPMF e tudo.


Também hoje o site G1 dá mais uma amostra do jornalismo "morde e sopra" da Globo. De um lado, a inflação oficial desacelera, diz IBGE. No mesmo canto, recorde de vendas de automóveis em agosto. No lado direito, as notícias negativas que anulam as anteriores: inflação oficial é a maior para agosto em 5 anos, e segmento de caminhões vive ano fraco. É o contraponto obrigatório em todas as matérias que se refiram aos governos que não agradam à Globo. Tipo "toda notícia que pode ser positiva para o governo inimigo tem que ter um "mas" destrutivo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário