segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Fortaleza : Onde o PT da militância sobrevive

Pesquisa Vox Populi para a TV Jangadeiro, do Ceará, mostra que 23% dos fortalezenses consideram o PT o partido mais simpático. Com 23%, o PT só perde na pesquisa para os que não têm nenhuma simpatia por partidos (67%), mas goleia os segundos colocados, PSDB e PMDB, que têm 2% cada.

A militância petista em Fortaleza sobreviveu, e hoje é uma lembrança do que era o partido até o início da década de 90, quando o grupo de José Dirceu assumiu o controle do PT e o descaracterizou, fazendo-o o partido eleitoreiro de hoje, pragmático, sem ideologia. Foi essa militãncia que elegeu Luiziane Lins em 2004, contra a vontade da direção nacional do PT e contra Lula, que apoiaram o candidato Inácio Arruda, do PC do B, porque ela era de uma corrente de esquerda que não comungava com os burocratas da maioria partidária.

Os dois mandatos da prefeita rebelde foram decisivos para a manutenção da esperança no PT principalmente entre os jovens, com ações e obras que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida dos mais pobres. Um exemplo está no recém-inaugurado Hospital da Mulher. Apesar dos erros, como a repressão a uma greve de professores, Luiziane conseguiu se consolidar como referência no partido, aumentando sua influência em todo o estado, onde antes o partido era dominado pelos grupos ligados à direção nacional.

Não é à toa que o candidato da direita, Moroni Torgan (PSDB) está caindo nas pesquisas, e Elmano Freitas, apoiado pela prefeita, está em trajetória ascendente, devendo passar o candidato-turista (ficou fora do estado nos últimos 4 anos) nas próximas pesquisas. Um militante  do PT em Fortaleza continua sendo "mil e tantos". Tenho visto isso pelos posts de metade dos meus contatos do Facebook, que são militantes do PT de Fortaleza, que a campanha está animada, participativa, empolgante, como nos velhos tempos.

Segue o link da matéria da Jangadeiro:
http://www.jangadeiroonline.com.br/eleicoes-2012/eleicoes-2/o-pt-e-o-partido-que-tem-a-simpatia-da-maior-parte-dos-eleitores-segundo-pesquisa-vox-populi/

Nenhum comentário:

Postar um comentário