quarta-feira, 5 de setembro de 2012

China : Prédios sustentáveis em tempo recorde



A engenharia chinesa tem feito milagres : construção de um hotel de 15 andares em 6 dias, construção de outro hotel de 30 andares em 15 dias, construção de um pavilhão de seis andares para a feira de Shanghai em 2010 em 1 dia. O nome do milagreiro é Broad Sustainable Buildings, uma empresa chinesa sediada em Shangsha (Hunan), o braço de construções do Broad Group, que até desenvolver os métodos de construção pré-fabricadas de alto desempenho atuava mais na área de refrigeração e purificação de ar.

Agora a empresa diz que construirá em apenas 3 MESES o maior prédio do mundo, o Sky City One, com 220 andares, 838m, mais de 1 milhão de m2 de área útil, consumo de energia equivalente a 20% em relação a um prédio convencional e resistência a terremotos de 9,0 graus na Escala Richter. O último prédio construído com o Sistema de Construção Sustentável (SBS ou Sustainable Building System), o Ark Hotel, em Shangsha (China), teve um protótipo testado e resistiu a 42 tipos de terremotos em laboratório.  Cerca de 95% do novo prédio deverá ser pré-moldada, fabricada fora do canteiro da obra. O novo prédio deverá ser 10m maior que o Burj Khalifa Tower, que está sendo construido nos Emirados Árabes.

O dono do Broad Group, Zhang Yue, é formado em belas artes, mas o talento no desenho e o gosto por invenções o fizeram dono de mais de 100 patentes e um dos homens mais ricos da China e do mundo. A principal, do sistema de condicionamento de ar sem eletricidade para grandes construções, funciona com gás natural ou de reciclagem de lixo. Em 2011 ganhou o prêmio Campeões da Terra da ONU, na categoria Visão Empresarial, pela liderança do Broad Group em eficiência energética e produção sustentável.

Os materiais disponíveis na internet não falam dos custos dessa intensificação de uso de recursos. Para o isolamento térmico e acústico, há fachadas com vidros quádruplos, o que deve ter um papel importante na conservação do ar condicionado, mas a um preço elevado. O capital necessário para a construção muito acelerada também deverá ser elevado. O prazo da construção, evidentemente, é bem maior que a parte visível do projeto, dadas as fundações, a fabricação e estocagem de todo o material previamente, a logística de entrega, a montagem das gruas, etc. Se fosse no Brasil, ainda teria que gastar mais uns dois anos de licenciamentos, aprovações, autorizações, etc.



Nenhum comentário:

Postar um comentário