sábado, 1 de setembro de 2012

Brasil : O semestre perdido do PIB da Globo

A notícia de hoje no principal jornal de oposição brasileiro falava no PIB divulgado ontem pelo IBGE, de 0,6% em relação a 2011 no primeiro semestre de 2012 e que esse seria o "semestre perdido".

Um europeu que chegasse ao Brasil e olhasse a capa do O Globo não entenderia bem a notícia. Por lá, um crescimento de 0,6% em meio à pindaíba geral seria motivo de comemoração. Mesmo quando acontece, o nível de emprego não melhora nem a renda das famílias, ao contrário do que acontece por aqui.

No ano passado a ladainha deles era que o país não sustentaria o ritmo de 2010, quando o PIB cresceu 7,5%. Pregavam que haveria uma brutal inflação. O governo baixou o ritmo, mas derrubou os juros, uma medida que surtirá efeito no segundo semestre com a retomada da atividade econômica com o aumento do consumo. E forçou os bancos a oferecerem mais crédito.

Eles continuam falando em aumento da inflação, como quem implora para o governo conter o crescimento para causar desemprego, queda da renda e eles faturarem em cima da desgraça para ver se emplacam um demo-tucano. Os banqueiros vão perder R$ 45 bi de juros a cada 0,5% de queda da SELIC, e esse dinheiro que o governo não joga mais no lixo serve para equilibras as contas públicas e permitir novos investimentos.

Como a Globo é mídia de banqueiros, botará todo o seu elenco de palpiteiros econômicos para bater no baixo PIB agora e, no fim do ano, criticarem se o PIB subir. Se descer, também. Não perdem a viagem. Para todos os casos, a solução sempre será subir os juros e cortar gastos sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário