domingo, 1 de julho de 2012

Série C do Brasileirão : Quem tem título, mostra!

Em Natal, no rumo de Pirangi, destaca-se na paisagem a sede do ABC Futebol Clube,  que completou 97 anos de existência e atualmente disputa a Série B do Campeonato Brasileiro. Na fachada, uma imensa mensagem: "Campeão Brasileiro". Em letras menores, logo abaixo, está "Série C 2010". Propaganda enganosa, usando subtítulo quase invisível? Nada disso. O ABC conquistou algo que os demais do Rio Grande do Norte não conseguiram, e na disputa local isso o qualifica. 


No Rio, por exemplo, o Flamengo ostenta nos muros da sua sede a mensagem "Campeão Mundial". Sem subtítulos. Absoluto. Na camisa, uma única estrela, alusiva a essa conquista inédita no Rio. Cada um mostra o que tem de melhor. O Vasco também conta sua conquista na Série B (Segundona) do Brasileirão como título nacional, embora torcedores do Mengão isso seja uma vergonha a esconder, afinal, só é campeão da segundona quem andou por lá (todos os demais times cariocas). O Botafogo esteve na segundona e voltou como vice do Palmeiras, em 2003. Se fosse o Vasco, comemoraria o título.


Já o Fluminense não esconde o título da terceira divisão,  para onde foi rebaixado em 1999, simplesmente porque saiu de lá por meios imorais. Quer esconder essa mancha no currículo centenário, e fazer de conta que ainda faz jus à parte do hino do Flamengo que diz " nos Fla-Flus é um ai Jesus", como se fosse nivelado ao Mengão. Apesar da inferioridade no futebol, o tricolor carioca fez valer seu maior atributo, de clube bom de cartolagem (até o mascote do time usa cartola), para retornar à Série A sem jamais disputar um jogo pela terceirona. 


Podem ser ruins de gramado, mas são imbatíveis no tapetão e nas salas refrigeradas. Numa virada de mesa, dormiram na terceirona e acordaram na primeira divisão, sem disputarem a terceira nem a segunda no retorno, como é a regra para os times de menor poder político. Por isso o Fluzão não tem esses "títulos" de terceirona ou segundona. Parabéns ao ABC de Natal que lutou e conquistou um título seguindo as regras do jogo. Uma lição para o time carioca que fugiu sem pagar a conta. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário