domingo, 15 de julho de 2012

Rio : Barra de Guaratiba e praias desconhecidas

Vai passar nos próximos dias o filme "On the road", de Walter Salles, baseado no livro do escritor norte-americano Jack Kerouac. Fala de botar a mochila nas costas e viajar sem destino, aprendendo as lições que cada dia ensinar.

Esse tipo de idéia contaminou muita gente nas décadas de 50 e 60, e a mim também. Gosto de viajar pelo puro prazer de estar em movimento.






 O que me aconteceu noutro dia no Rio foi mais ou menos nesse sentido. Estava deprimido por problemas de doença na família, e resolvi tomar um banho de mar na Barra da Tijuca. Dia de semana, sol forte, uma praia certamente levantaria o astral. 

Barra de Garatiba - Farol

Praia das Conchas
Chegando à Barra começou a viagem sem destino. Engarrafamento boçal, de praxe, na Ayrton Senna, que leva até a praia. Desviei pela Cidade de Deus, fui bater no Riocentro, onde estava começando a Rio + 20, bati fotos e segui adiante.
Pedra da Tartaruga

Depois, na Av. das Américas, vi o novo ônibus articulado, o BRT, e resolvi seguir o caminho em direção a Campo Grande para conhecer o túnel sob a serra da Grota Funda.

Praia do Perigoso - Vista da Barra
Chegando do outro lado, a placa Barra de Guaratiba me lembrou de um pastel de siri que comi há alguns anos, e fui atrás de um irmão dele. Comi o pastel, fui até a praia, onde nunca antes tinha conseguido parar um carro, e fui até a água. Em frente fica a Restinga de Marambaia, de onde se ouvia tiros de canhão de treinos do Exército.

Praia do Perigoso
Pedra da Tartaruga - Vista da Barra
O ângulo não era dos melhores para retratar a Restinga. Subi o morro e o ângulo melhorou. Conversando com pessoas do local, soube da existência de uma ilha com um farol do outro lado do morro, por uma trilha.

Fui nessa (ou naquela, porque foi em junho). À medida que andava na trilha a ilha do farol ia se descortinando. Quando consegui vê-la toda, já surgia uma imagem de um istmo similar ao existente no Recreio dos Bandeirantes adiante na trilha. Fui atrás de conhecer esse lugar. Muito bonito. Lá estavam a Praia do Perigoso, a Praia das Conchas e a Pedra da Tartaruga, de onde se pode ver a Barra da Tijuca praticamente de frente.

Por um momento a ficha caiu: tinha andado umas duas horas pela trilha, sem água nem comida, e já eram umas 4 da tarde, ou seja, poderia pegar noite no retorno. Além do mais, na Praia do Perigoso havia umas figuras muito mal encaradas que pareciam se esconder por lá. Bati em retirada e voltei em menos de uma hora, empurrado pela adrenalina.
Barra de Guaratiba - Ponte da Restinga

Cheguei de volta à Barra de Guaratiba, parei num bar qualquer, tomei uma cerveja e joguei conversa fora com pessoas que nunca vi mas pareciam amigas de longa data. Cheguei em casa às 7 da noite tendo esquecido dos problemas e rindo da aventura que, felizmente, deu certo. As fotos mostram uma parte das coisas que vi por lá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário