quarta-feira, 25 de julho de 2012

Itaú : Enfim, lucros de bancos caem!

Sintomática a queda do lucro do Itaú no segundo semestre de 2012. Atribuem o resultado pior que o do mesmo período do ano passado a problemas com inadimplência na carteira de financiamento de veículos, que isso seria um problema pontual e todas essas coisas que se diz para fidelizar acionistas.

O fato é que o lucro foi de R$ 6,73 bi, uma queda de 5,65% em relação ao mesmo período do ano passado, e a rentabilidade está em estratosféricos 18,96%, coisa que poucos negócios lícitos no mundo conseguem. Apesar da inadimplência começar a cair, o Itaú é um caso especial por ter seletividade de clientes, trabalhando com segmentos de maior renda numa proporção bem maior que Banco do Brasil ou Bradesco.

O banco alega começar a fazer ajustamento, reduzindo riscos em algumas carteiras, esperando voltar no ano que vem aos obscenos 23% de margem que tinha nos últimos anos. Fica difícil acreditar nisso, se considerarmos que num certo momento a concorrência entra bancos começará a acontecer e os juros cairão. Ou acreditam muito no poder de oligopólio dos banqueiros impondo-se sobre o governo para frear a queda da SELIC e o esforço para redução de juros no varejo. 

2 comentários:

  1. Sim, os lucros dos Bancos vão cair... Veja, por exemplo o BANCO DO BRASIL, que é o segundo colocado em uma lista de inadimplentes trabalhistas divulgada pelo TST (http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/06/19/vasp-banco-do-brasil-e-caixa-lideram-a-primeira-lista-suja-da-justica-do-trabalho.htm)... A empresa pública sofre processos na justiça do trabalho por descumprimento do artigo 224 da CLT e provisiona verdadeira fortuna como "garantia" para problemas futuros. Sobre essa questão, o ex-Ministro do Trabalho Almir Pazzianotto disse: "O quadro é surrealista e assustador. O que teria levado o Banco do Brasil, cujo maior acionista é a União, dirigido por técnicos designados pela presidente da República, agente financeiro do Tesouro, supervisionado pelo Conselho Monetário Nacional, responsável pela execução da política creditícia e financeira do governo, fiscalizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a andar na má companhia de organizações falidas? Seria ele o relapso patrão de 100 mil bancários efetivos, e péssima escola para 10 mil estagiários?"

    ResponderExcluir
  2. Mais um: agora foi o Santander, que culpa a crise, inadimplência, desaceleração da economia, etc.
    http://economia.ig.com.br/mercados/2012-07-26/inadimplencia-e-desaceleracao-do-brasil-afetam-resultado-do-santander.html

    ResponderExcluir