segunda-feira, 16 de julho de 2012

GOLPE : Comunicado Certificado Digital HSBC

Mais uma tentativa de roubar dados e senhas de eventuais clientes bancários. Como se sabe? Segundo a FEBRABAN - Federação Brasileira dos Bancos - nenhum banco manda mensagens a não ser pelo ambiente seguro da conta do cliente. Olhando o remetente já se sabe que não é nada que preste. O apelo ao "Copyright HSBC" é para dar mais credibilidade como algo certificado, deve pensar o golpista. Aí bota um e-mail que sequer tenta indicar alguma relação como o banco.

Na mensagem estão presentes os tradicionais erros de português (pontuação, redação redundante e prolixa) e na confusão da mensagem. No segundo parágrafo se pede para acessar a conta através do canal de acesso deles, no caso, o banco. Se o eventual cliente acessar o banco pelo canal do próprio banco, nada acontecerá, o que seria uma estupidez para o fraudador fazer uma mensagem induzindo a fugir do próprio golpe. 


Além de mandar a potencial vítima ir ao site do banco e perder o "cliente" do golpe, no último parágrafo faz mais confusão. Diz que para evitar a suspensão dos serviços bancários, deve-se habilitar as atualizações (habilitar é uma coisa, atualizar é outra), clicando um botão, e diz que o recurso só será ativado se você aceitar. Que recurso? Habilitar atualizações? Além de ignorante, o golpista é confuso.

O tal botão manda a vítima para
http://www.phyllisguydancecenter.com/media/system/%20/44fb6d11/ , que só pelo que se vê escrito é possível afirmar que não se trata de um banco. Uma péssima escolha de provedor para servir de host para o phishing, porque já tem "dance" no meio, ou seja, se clicar, dança! Aí vai a íntegra do e-mail do golpe.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Comunicado Certificado Digital - HSBC.

© Copyright HSBC a1d0229d@a1d0229d.com
02:52 (4 horas atrás)
para mim

Nenhum comentário:

Postar um comentário