terça-feira, 17 de abril de 2012

Noruega : Tribunal vira palanque para nazista

Alheio ao sofrimento das famílias que tiveram seus entes queridos liquidados por suas balas e bombas, o terrorista de extrema-direita Anders Breivik diz que faria tudo de novo. Entrou no "palco" fazendo uma saudação neonazista, sorriu por boa parte do tempo, disse que agiu em legítima defesa contra a invasão muçulmana na Noruega e na Europa, e se considera um herói da resistência. Só se emocionou quando foram mostrados os seus textos que propagam o ódio xenofóbico.

Apesar do julgamento não estar sendo transmitido pela TV, o que sai da sala do júri é suficiente para dizermos que Breivik está à vontade para propagar a outros nazistas os seus ideais, fazendo uma jogada muito inteligente: diz o que quer para que o júri o ache incapaz, mas o que diz é verdade para outros direitistas, que vão torná-lo um mártir. Seu advogado alega a incapacidade, mas o tribunal, na ânsia de mantê-lo em prisão perpétua, tende a não aceitar a tese da insanidade.

Resumo: se for considerado incapaz, muitos não acham isso; se for considerado capaz, a justiça homologará como racional tudo o que diz. É previsível que aqui e ali outros criminosos doentios como ele venham a repetir seus "feitos", e que haja movimentos pela sua libertação. Pior que as bombas e balas será a divulgação das suas idéias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário