quinta-feira, 26 de abril de 2012

CPI do Cachoeira : Só anda se Mensalão andar

Foi instalada a CPI do Cachoeira (do Demóstenes, do Perillo, da Veja, etc) em ritmo bem lento. A princípio, tanto o governo quanto a oposição estão unidos pela busca da verdade. Qual verdade? Aquela que a correlação de forças permitir que se busque. Uma CPI que começa encomendada, para punir os personagens que já estão execrados pela opinião pública e pelos próprios partidos. Todos os repudiam. E só, porque se começar a mexer muito, a rede aumenta e outro peixes cairão.

Na CPI do Mensalão os inquisidores deitaram e rolaram, porque era contra o PT. Mesmo assim ainda sobrou para o ex-governador de Minas, Eduardo Azeredo (PSDB) , que já fazia os esquemas antes da turma do Zé Dirceu. A CPI virou um abatedouro, um merdeléu sem fim. No final, resultou um processo contra 40 pessoas, sendo muitas da alta cúpula do PT. Se o processo não for a julgamento em 2012, prescreverá e tudo irá para baixo do tapete, em mais um espetacular lance de impunidade.

O que faz a CPI do Cachoeira começar comportada? Parece que estão ganhando tempo até que o STF defina se e quando colocará na pauta o Mensalão. Se depender das declarações do novo presidente do Supremo, Carlos Ayres Britto, ele acontecerá logo. Setores do governo e das oposições que têm o rabo preso tentarão de todo jeito evitar esse julgamento, pois a CPI do Cachoeira fica como trunfo na mão do governo, para o caso do julgamento do Mensalão queimar muito os seus.

O que parece é que a CPI do Cachoeira virou moeda de troca para negociar o Mensalão, e no final ninguém sair muito mal na foto. O PT de Dirceu topa, o PSDB de Perillo topa, o DEM de Demóstenes topa. Só não perguntaram se o Supremo topa entrar nesse jogo imundo. Pelos últimos julgamentos, de ficha limpa a aborto de anencéfalos e cotas raciais, com decisões progressistas, dificilmente o STF queimará sua imagem participando dessa jogada.

A sociedade precisa pressionar o Supremo pelo imediato julgamento do Mensalão, e que se puna quem cometeu crimes contra a sociedade. Saindo esse julgamento, a CPI do Cachoeira se radicaliza e, quem sabe, até a CPI da Privataria Tucana não sai do papel? A nós interessa o máximo de investigações que subsidiem a punição desses corruptos que nos roubam. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário