sexta-feira, 9 de março de 2012

Comissão da Verdade : Manifesto militar é confissão de culpa

A Comissão da Verdade criada pelo Congresso Nacional tinha tudo para ser uma coisa morna, fadada ao fracasso, sem maiores destaques de mídia, que também não tem interesse em dar publicidade porque tem o rabo preso. Eis que de repente, bem ao estilo gorila, surge um manifesto assinado por militares demonstrando morrerem de medo que a Comissão da Verdade revire o passado e traga os crimes da ditadura á tona.

Dilma mandou as organizações de militares que divulgaram o tal Manifesto de Culpa tirarem o documento de suas páginas na internet. Agora se fala que o ministro da Defesa pode punir os autores do manifesto. Não deveria, afinal, trata-se da expressão de alguém que teme e dos que com eles se solidarizam por cumplicidade ou corporativismo. Quanto mais manifestos e assinaturas aparecerem, mais fácil ficará sabermos a extensão dos que, por alguma razão, temem a investigação.

À medida que essas pessoas hostilizam a Comissão da Verdade e, por que não dizer, temem a própria verdade, trarão a certeza da necessidade não apenas de buscar resgatar a história de todo o período como de punir os criminosos do período. Quanto mais manifestos, quanto mais adesões, mais certezas do caminho certo da investigação democrática e transparente que deve ser trilhado pela Comissão da Verdade.  Quem não deve, não teme, e deixa investigar porque confia na sua inocência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário