domingo, 19 de fevereiro de 2012

Números Mágicos (0002) - Cálculo de foliões no carnaval carioca 2012

Estava no O Globo de hoje que, segundo estimativas do 5o Batalhão da PM, haveria pelo menos 2,2 milhões de pessoas acompanhando o Cordão do Bola Preta ontem, no centro da cidade. Outros jornais falam em 2,3 milhões. O número superaria os cerca de 2 milhões de seguidores do Galo da Madrugada em Recife no desfile de ontem. Como estive no local, suspeitei da inflação na estimativa, e fui às contas.

Quando cheguei à Av. Rio Branco, havia uma concentração de pessoas dispersas no cruzamento com a Av. Presidente Vargas, e o carro da banda estava aproximadamente na altura do cruzamento da R. Sete de Setembro. No lado esquerdo da avenida, no sentido Presidente Vargas / Cinelândia, praticamente não havia ninguém nas ruas transversais. No lado direito, havia muita gente nas ruas transversais como Sete de Setembro, Assembléia, no Largo da Carioca, Nilo Peçanha e Treze de Maio.

A maior densidade de público estava nas calçadas por causa dos obstáculos (arquibancadas, bancas de jornal, alambrados, barracas de ambulantes, camarotes, banheiros, etc. No leito da avenida notamos maior adensamento a cerca de 100m do carro de som.

Na Cinelândia, inclusive Treze de Maio, boa parte da área de calçadas e rua estavam ocupadas por barracas, palco, veículos de polícia e secretaria de ordem pública, caixas de ambulantes, tapume próximo ao prédio desabado, banheiros, etc.

A partir dessas observações, vamos aos cálculos. Exagerando na extensão da Av. Rio Branco, supondo que estivesse ocupada desde a Pres. Vargas inclusive todo o cruzamento, até a Rua do Passeio, medimos pelo Google Earth cerca de 1250m. Considerada a largura da avenida em 30m, teremos 37.500 metros quadrados de área apenas nessa avenida. Se supusermos que não havia nenhum obstáculo nas ruas e calçadas como os citados anteriormente, e que a densidade de público seja da ordem de 14 pessoas por metro quadrado (equivalente a corredor de ônibus lotado em hora de rush), teremos 525 mil pessoas, um número extremamente exagerado já que havia trechos com densidades bem menores e até clarões sem ninguém.

Sendo generoso com a área da Cinelândia teremos 70m x 250m = 17.500 metros quadrados. Botando a mesma densidade de público, sem tirarmos nenhuma área por conta dos obstáculos, teremos mais 245 mil pessoas, uma quantidade absurdamente maior que a realidade. Medindo generosamente o Largo da Carioca (250m x 50m), e os trechos ocupados da Nilo Peçanha (100m x 50m), e das ruas adjacentes (500m x 15), teremos um subtotal de 25 mil m2, onde a lotação máxima seria de 350 mil pessoas.

Somando todos os subtotais, teremos cerca de 1.120.000 pessoas, cerca da metade da estimativa da PM. Pelo que vi no local, chutaria um teto de 500 mil pessoas, ainda assim caprichando na mão. Esse foi o número divulgado pela mídia para a Banda de Ipanema, que também vimos, e é mais uma grande generosidade para fazer maior o carnaval carioca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário