domingo, 1 de janeiro de 2012

Blog do Branquinho completa 3 anos

O que começou como uma sugestão de amigos virou uma  mania. Depois de 3 anos completos, mais de 2.000 posts, mais de 96 mil acessos, atingindo a média superior a 160 acessos/dia, o Blog do Branquinho superou algumas expectativas. Falta muito para atingir uma expressão digna dos blogs mais populares nos segmentos onde se posiciona. Cerca de 14 pessoas em média acessam todos os dias, o que melhorou muito no último ano, saindo de uns 7 a 8 de 2010. Houve picos de mais de 30. O recorde de acessos em 2011 foi de 392 em um único dia.

O tempo de leitura aumentou consideravelmente, mas ainda é baixo, com apenas 20% das pessoas passando mais de 30 segundos vendo o conteúdo. O ponto forte do Blog é a desmistificação de mentiras e golpes da internet, que não era o foco quando começamos, mas aos poucos esse tipo de matéria foi ganhando peso. Viagens também são bastante acessadas, e poderia ser melhor, se colocasse mais conteúdo, o que ainda não é possível por falta de tempo. Matérias de opinião política também têm bom acesso.

Para este quarto ano a idéia é dar mais qualidade, começando pela revisão de textos. Ainda fazemos como certas empresas que jogam versões na praça e a clientela que reclame para depois serem feitos os acertos nas novas versões. Entra em vigor hoje o novo acordo ortográfico, e vamos tentar fazer a adequação para não publicar coisas fora da norma. Um novo recurso do Blogger vai permitir identificar as fotos, colocando locais e outras informações que hoje não proporcionamos.

Isso não significa que tentaremos dar um formato profissional visando a comercialização, mas melhorar sempre para que as eventuais críticas sejam mais no campo das idéias que dos erros banais. O Blog continuará autônomo e independente em relação ao mercado, aos partidos e governos, mantendo a linha de combater as idéias direitistas, defender avanços sociais e promover idéias emancipatórias para a classe trabalhadora. Também vamos tentar colocar novas matérias em horários fixos duas vezes ao dia, às 8 da manhã e às 5 da tarde, intercaladas com outras com comentários de assuntos relevantes do dia.

Agradeço aos colaboradores que enriquecem o blog com comentários, críticas, matérias-primas e sugestões de pauta, entre outras. E aos meus amigos malas-sem-alça que mandam correntes, mentiras de internet e outros assuntos que podem servir à função social de trazer a verdade onde se semeiam a ignorância e as crendices.

A moderação de comentários vai continuar, em defesa dos leitores, que não merecem coisas de baixo nível além das que publicamos. Críticas são bem-vindas. Até ao blog e seu autor. Esculacho, só se servir a uma resposta educativa. Até falar mal do Flamengo podem, desde que não façam apologia às drogas dos outros times. Feliz 2012!

3 comentários:

  1. 06 de junho de 2009. Comecei a preparar um blog:

    http://agendaclassetrabalhadora.blogspot.com/

    A idéia era provocar os sindicatos, criticar e tensionar os governos, sem entrar e fazer o jogo da direita.

    Eis que descubro o Blog do Branquinho. Ou seja, o que eu queria fazer já estava pronto. E muito bem feito.

    Desde aquele dia, sou assíduo leitor do blog. Passo por aqui todos os dias. Volta e meia repasso um artigo para meus amigos internéticos.

    Vida longa ao Blog do Branquinho. Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. Pelo terceiro ano seguido:

    Branquinho, PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  3. Só assim eu lhe mantenho ocupado... :)
    Parabéns pelo aniversário.

    ResponderExcluir