quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Transparência Internacional - Ranking da Corrupção 2011

Saiu o relatório sobre corrupção de 2011 da Transparência Internacional. O Brasil está no 73o lugar geral, com nota 3,8, atrás de países como Uruguai, Ruanda, Porto Rico, Butão, Namibia e Gana. O campeão de transparência é a Nova Zelândia, com nota 9,5. A Argentina está em 100o lugar, empatada com o México. A Somália está em último lugar (182o), com 1,0 ponto. A China está em 75o, a Rússia em 143o, a África do Sul em 64o e a India em 95o.

O Índice de Percepção de Corrupção classifica os países  com base em quão corrupto o seu setor público é percebido. A pontuação do país indica o nível de percepção de corrupção do setor público em uma escala de 0-10, onde 0 significa que um país é visto como extremamente corrupto e 10 que um país é percebido como muito limpo. Classificação de um país indica a sua posição em relação ao de outros países  incluídos no índice.

Em 2010, o Brasil estava em 69o lugar, com nota 3,7. Ano a ano, depois de 2006, quando houve o escândalo do mensalão, a nota do Brasil vem melhorando, mas a posição continua caindo. Nos BRICS, até que a situação não é das piores, nem entre as maiores economias latino-americanas. Vamos ver se a nota continua aumentando com esse ambiente de Copa e Olimpíadas. 

O índice é criticado por mudar ano a ano de metodologia, e por depender de informações de terceiros nem sempre padronizáveis ou confiáveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário