domingo, 25 de dezembro de 2011

Luz para Todos : Globo mostra "milagre de Natal" e esconde o santo

Uma matéria muito interessante de ontem no Jornal Nacional ressaltava a alegria de famílias da comunidade da Serra do Cafundó, em Choró (CE), que passariam o primeiro Natal de suas vidas com energia elétrica nas casas. O local é tão inacessível que os equipamentos para a instalação da rede de energia tiveram que ser transportados de helicóptero. Água gelada, televisão, notícias do mundo e até iluminação de Natal são novidades para essas pessoas que viviam à luz de lampião.

Exclusão energética comparada ao IDH
Fonte : livro "Luz para Todos - um marco histórico"
Coisa interessante. Concessionária de energia gastando uma fortuna com helicóptero para levar energia a uma comunidade de 30 casas num local onde só se chega por caminhada de 1 hora em meio a trilhas acidentadas. A primeira conclusão é que a empresa de energia é muito humana, porque não olhou para lucros ao atender às necessidades essenciais.

A Globo falou do milagre, mostrou o funcionário da concessionária, mas habilidosamente escondeu o essencial: o programa LUZ PARA TODOS, começado em 2004 no governo Lula, que já atendeu a mais de 2,4 milhões de lares e beneficiou mais de 14 milhões de pessoas que estavam mergulhadas nas trevas.

A exclusão energética está nos mesmos lugares onde há exclusão social (vide gráfico, extraído do livro "Luz para Todos - um marco histórico") . É um programa social, que paga às concessionárias para levar energia a qualquer custo às localidades economicamente inviáveis para as  empresas, com o objetivo de acabar com a miséria pela falta de energia.

 Veja a matéria do G1, da própria Globo, que fala no último parágrafo, depois de todas as vantagens para a população, no nome do Luz para Todos, lá nos cafundós do texto. Um crédulo consumidor das "informações" providas pelas organizações Globo dirá que isso só pode ter sido coisa de FHC, o iluminado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário