domingo, 6 de novembro de 2011

Itália : Porto Venere é opção a Cinque Terre ainda sem acesso

No post "Cinque Terre arrasada por chuvas" falei rapidamente de Porto Venere, onde acabamos ficando hospedados devido à situação de calamidade das chuvas em algumas das localidades da região.

Hoje os jornais de Gênova (onde houve grande enchente ontem) diziam que a partir do dia 15 de novembro o transporte ferroviário entre Gênova e La Spezia, que é um dos melhores meios de conhecer Cinque Terre, possivelmente estará restabelecido, e que a estrada A12 também já está com uma das pistas liberadas.

Corniglia, Rio Maggiore e Manarola, que são as três "terres" próximas a La Spezia, praticamente não sofreram com as chuvas, e são as que se pode caminhar a pé a partir de qualquer uma delas pela trilha Via del Amore.

Se o trem for restaurado, valerá a pena ir a essas três. De Riomaggiore a Manarola são 20 min a pé, e de Manarola a Corniglia se gasta cerca de 1,5 hora. Voltando o trem também dá para ir a Vernazza e Monterrosso, que já ficam mais distantes, mas pelas cenas que vi na TV a destruição foi grande, passando verdadeiros rios de lama pelos vales.







Porto Venere fica a poucos quilômetros de La Spezia e já deve ter restaurado as linhas de barcos para Cinque Terre, mesmo que parcialmente. É outra boa maneira de ir lá, com o adicional de ver os povoados do mar. Também é um bom lugar para ficar, especialmente para quem quer fazer um "bate e volta" em Cinque Terre de barco. Ou de trem, por La Spezia, cidade portuária vizinha. Aí vão fotos de Porto Venere. Se for por lá, não deixe de visitar a Gruta Byron, o Castelo Doria e o cemitério que fica ao lado, de ver o por-do-sol na igreja de San Pietro,  na ponta do penhasco, de andar pelas ruas medievais, de apreciar a baía de La Spezia com os Montes Apeninos ao fundo, e de tomar uma cerveja ao entardecer num dos bares do cais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário