quarta-feira, 9 de novembro de 2011

HOAX : Nota da Shell sobre celulares causando explosões em postos

Deixo o esclarecimento desse hoax com o site Quatrocantos: http://www.quatrocantos.com/lendas/74_celular_gasolina.htm

Muitas informações contidas na mensagem que circula fartamente na internet com o título "Pronunciamento da Shell Oil Co." têm procedência, mas o método é o de sempre: disseminar medo usando o nome de uma empresa de grande porte, que, por sua vez, tendo uma marca mundialmente conhecida (Shell), jamais usaria num comunidado ao público o nome "Shell Oil Co."

Como o mundo do eletromagnetismo ainda é misterioso, até hoje há polêmicas sobre a ação de ondas usadas em celulares para fritar o cérebro dos seus usuários ou dos que moram perto das suas antenas, assim como dos que ficam próximos a linhas de transmissão de energia elétrica. No Rio de Janeiro há lei municipal que proíbe o uso de celulares em postos de gasolina. Vi isso por toda a Europa também.

A questão da eletricidade estática também é concreta. Pela baixa umidade, aqui em Brasília é comum as pessoas andarem numa sala atapetada, criando cargas elétricas, e tomarem choque ao pegarem numa maçaneta. Nos veículos em situações semelhantes há acúmulo de cargas na parte externa da carroceria, que causam choques (e pequenas centelhas) a quem os toca logo que param. Daí a isso provocar incêndio, é outra coisa, até porque os tanques de combustível dos carros mais modernos têm dispositivo de fechamento, que só é aberto com o bico da mangueira, e esta também trava automaticamente se a pessoa que a abastecer largá-la incendiando, cortando a alimentação do incêndio.

Essa mensagem é um "meio-hoax", porque mistura informações corretas com coisas sem comprovação, sabe-se lá para atender a que interesses. Talvez o de repassar a mensagem a rodo, levando alguma coisa maliciosa que irá se instalar no computador de quem a abrir.


Um comentário:

  1. AJUDA A GENTE SENHOR BRANQUINHO.
    TRABALHE EM PLOL DOS APOSENTADOS DA PREVI.
    TANTO ESPAÇO NESSE BLG. AJUDE, PELO AMOE DE DEUS!
    NÃO TEMOS TANTO TEMPO MAIS DE VIDA. MUDA O PERFIL DESSE BLOG E VAMOS TODOS NOS UNIR.

    CONTAMOS CONTIGO.

    Aldo.

    Brasília.

    ResponderExcluir