quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Alkmin quer transformar USP em UPP

Enquanto todo o estado de São Paulo reclama de falta de policiamento, até no Morumbi, onde mora o governador, 400 homens da PM são deslocados com armamento letal, cavalos, helicópteros e o apoio de mídia (vergonhoso) para desalojar 70 "perigosos estudantes baderneiros maconheiros mimados safados filhinhos de papai vagabundos" que ocupavam a reitoria da USP. Isso é coerente com a ideologia de Alkmin e dos tucanos : tudo pelo (combate ao movimento) social. Vejam a foto deste link. Não precisa ninguém ser especialista para ver um policial mirando uma escopeta num estudante que está de mãos para cima.

Hoje o Morumbi apresenta números que nem o Complexo do Alemão ou a Cidade de Deus mostram mais, depois da ocupação policial e militar. Segundo o Bom dia Brasil, neste ano já foram roubados 1200 veículos, assassinadas 15 pessoas, há uma avenida com assaltos a todo momento e também há ocorrência de sequestros-relâmpago. Isso numa das zonas mais ricas de São Paulo, onde as pessoas têm grana para fortificar suas casas, pagar seguranças e andar em carros blindados. Se os bacanas sofrem assim, o que se dirá na periferia, que é onde a criança chora e a mãe não vê, e a mídia não vai.

Falando em mídia, foi vergonhosa a cobertura da ocupação de ontem. Com a PM, nesse tipo de ação, as coisas são bem diferentes do que acontece no Rio, em confrontos como o que matou o cinegrafista da Band no último domingo: primeiro entra a turma do "prende e arrebenta", chutando portas, quebrando equipamentos, revirando móveis, tudo para assustar os estudantes, e eventualmente plantar evidências de outros crimes, o usual "forjado". Não sei como não encontraram uma tonelada de maconha lá dentro.

Um tempo depois, entra o cinegrafista da PM, que registra tudo revirado e quebrado, as evidências de crimes e os alunos sentados no chão com as mãos na cabeça. Tudo dominado. Aí vem a mídia aliada ao governo, que diz o que quer. A repórter mostrou uma impressora direitinha, e disse que estava destruída, e foi maximizando tudo que via pelo caminho, sempre deixando entender que os estudantes eram vândalos e em nenhum momento deixando dúvidas sobre a possibilidade da PM ter feito o estrago. Noutros telejornais a coisa foi mais cautelosa, mostrando que os estudantes não mexeram nos documentos, e que ninguém poderia saber se a destruição foi coisa deles ou da ação policial. O fato é que se tentou reduzir o repúdio à presença da PM no campus ao "direito de fumar maconha" dos alunos.

Hoje na Favela da Rocinha, no Rio, a PM colocou 50 homens do Batalhão de Choque para cercar todos os acessos e impedir a saída dos traficantes. Apenas 50, para enfrentar pessoas que não têm nada a perder, fortemente armadas, assassinos cruéis. No domingo fará a ocupação para posterior implantação da UPP. Para se ter idéia da assimetria da força policial de Alkmin contra estudantes desarmados, a maioria das UPPs no Rio não tem 400 policiais.

Parece que que Alkmin quer transformar a USP em UPP - Unidade Prisional Política. Deve achar que assim tira espaços para outros tipos de manifestação, como a Marcha da Maconha ou a greve de professores, onde a sua PM baixou a porrada sem dó recentemente. Os estudantes começam agora uma greve para denunciar os abusos da PM e pedir a sua retirada do campus.

Por que o governo de São Paulo não faz como em outras universidades, e contrata seguranças da própria universidade ou particulares para fazer o policiamento? Por que o governo que ter, a qualquer momento, olhos, ouvidos, cassetetes e armamentos para oprimir a autonomia universitária, para cercear a liberdade da juventude?  Nem na ditadura militar era assim, tão ostensiva, a intenção de controlar e proibir tudo. O que virá agora será a resposta a essa situação que criaram. 

3 comentários:

  1. Ai que peninha dos marmanjos de 29 anos de idade, que querem fumar o seu baseadinho, na universidade paga com os meus impostos. Tô morrendo de pena dos velhinhos jubilados. Vergonha Branquinho. 99% dos alunos estavam em aulas seguindo a vida, se preparando para os exames. Deixa de demagogia. Lugar de maconheiro não é na Universidade. Não enquanto eu estiver pagando.
    Bando de safados!
    E filhos de safados, que até apareceu umpai dizendo que o filho tinha sumido e tinha sido visto pela última vez "falando com um Pm".
    Tava na casa da mamãe o valente revolucionário!
    Mas o pai é do PT. Do diretório do PT !
    Vagabundos!

    ResponderExcluir
  2. Caro(a) Anônimo (a),

    Em primeiro lugar, a questão da USP não é como está sendo simplificada na mídia, como um movimento de meia-dúzia de maconheiros contra todo mundo, inclusive os PMs e os que se acham beneficiados com o policiamento ostensivo. A presença da PM incomoda, por razões históricas. Se o cidadão não confia na polícia, por razões diversas, a comunidade acadêmica tem muitas outras razões para a paranóia.

    Você também está mal informado sobre quem lidera o movimento. Hoje os estudantes orientados pelo PT estão inertes, porque a UNE apoia o governo e não vai fazer marola. Estão no movimento para frear as lutas, e não para fazê-las. Basta ver o posicionamento da UNE sobre o episódio para saber que não existe mais revolucionário no PT. E os que fizeram a ocupação também não são revolucionários. Ouviram o galo cantar não sabem onde. O movimento estudantil perdeu o norte. A grande questão é: se a PM quer combater o crime, que o faça no entorno da universidade, e não perturbando o ambiente estudantil.

    Uma universidade não é diferente de uma grande empresa, que tem suas instalações numa grande área. A Petrobrás pede ao Exército ou à Polícia Federal para tomar conta de suas refinarias? Claro que não. Ela provê suas instalações com medidas de segurança patrimonial, ambiental, etc.

    O caso da USP é o que disse: Alkmin é avesso à liberdade, e quer controlar o ambiente universitário achando que ali é o viveiro dos seus inimigos ideológicos. E alguns desses "vagabundos" podem ser as futuras liderança. Garanto como você chama Lula de vagabundo...

    ResponderExcluir
  3. UPPs que se fossem autorizados pelo Governo Brizola, quando era governador do Rio, evitaria a tomada das favelas e blocos populares pelo narcotrátido. ORA, HOJE NÃO BASTA PM NA USP, É PRECISO JÁ UPPs, mais monitorar funcionários alunos que são "obrigados" a facilitar o negócio (bom negócio) nas suas dependências. "Quem tem ouvidos e olhos..."

    ResponderExcluir