sábado, 8 de outubro de 2011

EUA : Enfim, o povo americano pressiona Wall Street

Pessoas protestam há três semanas em Wall Street, coração financeiro da maior potência imperial do mundo, contra a pesada conta da crise financeira que está sendo jogada nas costas daqueles que não a criaram, e que perderam empregos, casas e outros bens enquanto o governo americano ajuda os banqueiros.

Claro que não dá para ser ufanista com esse movimento quase espontâneo, pois tem limitações por ser apenas "contra", como que exigindo que o próprio sistema se corrigisse. Mas é um indicativo de vida inteligente, de existência de gente com sangue quente nas veias, que possa se indignar com o escárnio dos mais ricos que não pagam impostos e querem que o governo Obama corte gastos sociais. Nossos votos para que essa vanguarda ainda despolitizada avance na construção de um programa de reformas (o máximo que podem conseguir por lá...) que reponha na ordem do dia a luta de classes, esquecida em meio a décadas de dominação ideológica capitalista e de consumismo.

Tomara que esse movimento não descambe para votar nos republicanos em oposição ao governo Obama, a exemplo do que ocorreu na Espanha, quando os ocupantes da Praça do Sol pediram votos contra o governo dito socialista de Zapatero e encheram o parlamento de direitistas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário