segunda-feira, 5 de setembro de 2011

FANOAPÁ : A falta de noção que assola o país

Se um dia você receber um link para este "post", desconfie. Tem e-mails que recebo, daqueles do tipo "passe para toda a sua lista" por causa de algum assunto "censurado" ou que "será retirado do ar" por ser uma "denúncia gravíssima" e "porque todos devem saber para fazer alguma coisa", alguns até chamando os mais incautos para "protestos" que nunca existirão.


Notícias falsas, mas com forte conteúdo de indignação, servem a pelo menos dois objetivos: espalhar vírus para capturar os dados das listas de e-mails dos pobres coitados que os repassam, e dar muita diversão a quem os inventa e os vê se espalhando pela internet. Há sites que criam coisas sutis, que infelizmente não são compreendidas por pessoas curtas de capacidade crítica, como o G17 (o portal de humor sem compromisso com a informação)e o Sensacionalista (um jornal isento de verdade). Ou predispostas, por preconceito, a aceitar qualquer coisa no sentido das suas aversões.

As matérias produzidas por esses sites de humor são hilárias para alguns, mas terríveis para quem lê notícias como "Obama pede a Dilma para esterilizar o povo pobre brasileiro" ou "Dilma gastará bilhões para fazer estátua de Lula" ou ainda "Justiça proíbe família Roriz de continuar se reproduzindo" e não percebem que são gozações, pegadinhas, etc. Recebi a notícia da estátua como se fosse verdadeira, com comentários que retirei para não pegar mal para o remetente, pessoa que jamais acreditei que caísse nessa. Veja e entenda o que é FANOAPÁ, pois a matéria tem o link para o site de humor e mesmo assim o povo embarca na mentira:

Assunto: GOVERNO INVESTE 13 MILHÕES P/ESTÁTUA.... ?!?!?!..INACREDITÁVEL.!!!
Para:

Repassando .....
INACREDITÁVEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
MEU DEUS! QUE PAÍS É ESSE!
TEM POVO QUE É CEGO...............
Por favor, me poupem...
Inacreditável!!!!
Que país é este?????!!!!
Governo investirá 13 milhões para criar estátua de Lula
Estátua de Lula será construída em Brasília em tamanho gigante que poderá ser visto em toda cidade
O Governo Federal vai investir 13 milhões de reais em uma estátua com a imagem do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, maior que o Cristo Redentor, que será construída em Brasília e servirá como monumento do patrimônio público. Na tarde deste sábado (11), a Presidenta Dilma assinou a liberação do dinheiro para dar início à obra.

A assessoria do PT aplaudiu a rapidez da presidenta em liberar a verba para que a estátua seja construída o mais breve possível. O local exato da construção ainda será definido, mas a idéia é fazer o monumento ficar próximo do Palácio do Planalto e poderá ser visto de qualquer lugar de Brasília.

Na estátua Lula irá segurar uma estrela, símbolo do PT. No Senado Federal, os senadores petistas disseram que a estátua do Lula será, no futuro, uma das oitavas maravilhas do mundo.

Servem também para aferir o grau de falta de noção das pessoas, que acreditam em qualquer coisa que lhes mandem, porque os tais e-mails com notícias falsas sempre usam os nomes de pessoas e instituições de alguma credibilidade, para que ninguém tenha o trabalho de verificar se a informação é verdadeira. "Deu no Jornal Nacional" ou "o texto é Jabor" ou de "de um profissional liberal que esteve no local, é doutor nisso ou naquilo" e "atestou o descalabro".

Aproveito para criar aqui um termo atualizado para o FEBEAPÁ - Festival de Besteiras que Assola o País - cunhado pelo escritor Sérgio Porto, o Stanislaw Ponte Preta, um dos caras que soube sintetizar, com muito humor, a realidade da ditadura militar, onde seus expoentes, pessoas até então reservadas da caserna ou burocratas levados à condição de "otoridades", expunham-se em entrevistas falando muita bobagem. Só que ninguém podia comentar nada, senão era censurado ou preso pela ditadura ou por alguém a seu mando ou em seu nome.

A atualização para FANOAPÁ - Falta de Noção que Assola o País - vem do advento da Internet, que deu voz a muita gente até então oculta pela falta de mídias. Hoje os 15 minutos de fama, "direito" inventado pelo artista Andy Warhol, foram pulverizados para milhões de pessoas, e viraram 15 segundos nos quais autênticos "sem-noção" expoem suas criações espalhando spams e jogando nas redes sociais. Ou repassam coisas sem noção que assinam embaixo.

O ruim disso tudo é saber que décadas de estupidez institucional tiraram de boa parte das pessoas a cultura capaz de criticar os dados cada vez em maior quantidade e mais efêmeros que as mídias nos enfiam goela abaixo. Para os espertos, que são a minoria que engana todo mundo para ter poder e dinheiro, esse cenário é uma maravilha, por isso vários governos investiram na desqualificação do ensino, no sucateamento da cultura, e as mídias apostam na ignorância das pessoas com programas de baixíssimo nível. Para quem leu o post no blog, guarde o link porque ele poderá lhe ser útil no futuro ao receber e-mails da categoria FANOAPÁ.

Um comentário:

  1. Está escrito em todas as páginas do G17: "G17 é site de humor, e não deve ser utilizado como fonte de informação porque as "notícias" veiculadas neste portal são fictícias, criadas para o entretenimento do leitor". Fica a pergunta: quem posta as piadas dalí extraídas e as envia como fossem notícias, é o que? (a) sem noção; (b) sem loção (como diz o louro José); (c) cego; (d) mau caráter (sabe o que está fazendo). Pode colocar a enquete no blog ...

    ResponderExcluir