terça-feira, 16 de agosto de 2011

Professores em greve pelo piso salarial

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação convocou para hoje uma paralisação de professores da rede pública pelo cumprimento da lei que estipula o piso salarial em R$ 1.187 para 2011. Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, o valor estabelecido pela lei é o vencimento básico, a partir do qual se adicionam gratificações, bônus, etc, derrotando as ações de cinco estados que questionavam a legalidade do piso.


Em onze estados houve assembléias para decidir a adesão ao movimento. Diversas prefeituras negam-se a pagar o piso alegando falta de recursos. O Ministério da Educação prevê ajuda a quem não pode pagar, desde que 25% dos orçamentos municipais e estaduais já estejam comprometidos com o ensino. Basta os gestores darem prioridade à educação. De preferência, parando de embolsar os recursos públicos, prática extremamente comum que exaure os recursos.

O reajuste do piso foi de 15,85% em relação a 2010. O novo piso vale tanto para a rede pública como privada, para jornada de 40 horas semanais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário