quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Por que os brasileiros não reagem à corrupção dos seus políticos?

Reproduzimos abaixo o artigo do jornalista Juan Árias, do jornal espanhol El País, que questiona a passividade do brasileiro diante da corrupção generalizada, enquanto vai às ruas para fazer demonstrações gigantes como a Marcha do Orgulho Gay, a Marcha dos Evangélicos, a Marcha da Maconha e outras.


Um das respostas seria: os movimentos sociais mais atuantes estão na folha de favores do governo. Outra é porque não temos aqui 25% de desempregados como a Espanha, sendo que 40% dos jovens têm que optar entre mostrar a indignação na praça pública ou emigrar, por falta de oportunidades. A principal é a sedução capitalista pelo consumo, associando o "sucesso" ao acúmulo de bens inacessíveis à grande maioria através da acumulação brutal de recursos nas mãos de poucos, seja pela exploração do trabalho não pago ou pelo desvio de verbas públicas.

Por que os brasileiros não se indignam? Este é o eixo do artigo reproduzido abaixo, com a tradução nem sempre fidedigna do Google:

Por que os brasileiros não reagem à corrupção de seus políticos?

JUAN ARIAS - Rio de Janeiro - 2011/07/07



O fato de que em apenas seis meses no cargo, o presidente Rousseff tinha para exigir a renúncia de dois ministros de primordial importância, herdou o gabinete do seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, da Casa Civil e da Presidência, Antonio Palocci -uma espécie de primeiro-ministro, e dos Transportes, Alfredo Nascimento, ambos caíram sob os escombros da corrupção política, tem que perguntar por que os sociólogos neste país onde a impunidade de políticos corruptos tem vindo a criar uma verdadeira cultura que "todos são ladrões" e que "ninguém vai para a cadeia", há o fenômeno, agora em voga no mundo, o movimento de indignação.


É que os brasileiros não sabem reagir à hipocrisia e falta de ética de muitos daqueles que os governam? Não se importa que tantos políticos que os representam no governo, no Congresso, Estados ou municípios são sabotagem descarada de dinheiro público? pergunto muitos analistas e blogueiros políticos.

Mesmo jovens, trabalhadores ou estudantes, manifestaram até agora a menor reação à corrupção daqueles que os governam.Curiosamente, o mais irritado com o assalto aos cofres públicos do Estado parece ser a Dilma presidente, que tem demonstrado publicamente o seu desagrado por o "controle" áreas do governo atual e tem tomado literalmente e seu Executivo, e diz-se Não terminou ainda purgado dois ministros-chave, com o agravante de que foram herdados de seu sucessor, o popular presidente Lula da Silva, que havia pedido a ele para mantê-los em seu governo.

A imprensa brasileira refere-se a Dilma já começou, e o preço que será pago será alto, se livrar de alguns "amaldiçoado herança" hábitos de corrupção do passado. E o povo de rua, por que não aqui também ecos do movimento reviver o indignado? Por que não mobilizar as redes sociais? Brasil, por ocasião da chamada e acionamento direto (uma campanha política realizados no Brasil durante 1984 e 1985, que reivindicou o direito de eleger o presidente do país pelo voto direto dos eleitores), começou a rua após a ditadura militar para exigir eleições símbolo da democracia, e assim o fez para forçar o presidente Fernando Collor de Melo (1990-1992) para deixar a Presidência da República antes das acusações de corrupção contra ele hoje está em silêncio sobre a corrupção. As únicas causas capazes de tomar as ruas para dois milhões de pessoas são homossexuais, seguidores de igrejas evangélicas na festa de Jesus e aqueles que pedem a liberalização da maconha.

Será que os jovens, especialmente, não têm nenhuma razão para exigir um Brasil mais rico, não só todos os dias, ou pelo menos menos pobres, mais desenvolvidos a força, mais internacional, mas também uma política menos corrupta no Brasil, mais justa , menos desigual, onde um conselho não ganhar 10 vezes mais do que um professor e um vice 100 vezes, ou sempre que um cidadão comum após 30 anos de aposentadoria, com 650 reais (400 euros) e um funcionário público de 30 mil reais (13.000 euros).

Brasil em breve será a sexta maior economia do mundo, mas é a cola de desigualdade social, para defender os direitos humanos, onde a mulher não tem o direito ao aborto, o desemprego das pessoas de cor é ainda 20% em comparação a 6% dos brancos, ea polícia é aquele que causa mais mortes no mundo.

Alguns culparam a apatia dos jovens a serem protagonistas de uma renovação ética no país, o fato de que uma propaganda bem concebida teria acreditado que o Brasil agora é invejada por todo o mundo, e é em outros aspectos. Ou sair da pobreza para 30 milhões de cidadãos teria sido levado a acreditar que tudo está bem, sem entender que um cidadão dos montantes classe média europeia para um rico ainda está aqui.

Outros atribuem o fato de que os brasileiros são um povo pacífico, pouco dado aos protestos, que gostam de viver feliz com o muito ou pouco que tem e trabalhar para viver e não viver para trabalhar. Isto também é verdade, mas não explica que em um mundo globalizado, agora conhecido instantaneamente o que está acontecendo no planeta, começando com os movimentos de protesto de milhões de jovens pedindo democracia ou acusado de ser degenerado, o brasileiros não lutam para que o país além de ser rico é também mais justo, menos corrupto, mais igualitária e menos violenta em todos os níveis.

Esse sonho que deixar o Brasil honesto como herança para seus filhos e, também é verdade, ainda é um país onde seu povo não perdeu o gosto de desfrutar o que eles têm, seria um lugar melhor ainda deve haver um movimento capaz de indignados limpeza da escória de corrupção que agora envolve todas as esferas de poder.



Um comentário:

  1. Sempre esperamos o brado dos nossos estudantes idealistas Branquinho para que nos guiassem. O que esperar destes estudantes pelegos de hoje?
    Tinhamos nós da sofrida classe média, que paga impostos escorchantes a massa dos desafortunados para nos seguirem. Mas com todas as bolsas de agora, onde estão as massas?
    Mas ainda acredito que é um questão de tempo. Assim que a ficha cair para este povo, que o PT foi o maior engodo já visto neste país, as coisas vão deslanchar.
    Quem viver verá.

    ResponderExcluir