quarta-feira, 27 de julho de 2011

Jogatina dos derivativos sobretaxada. Dólar sobe.

A bolsa de aposta dos derivativos passou a ser menos atrativa para os capitais especulativos estrangeiros com a nova taxa de até 25% sobre esse tipo de aplicações. Apesar do Brasil ser hoje o 3° maior captador de investimentos diretos, dinheiro que é aplicado a produção, é o 5° em captação geral de capitais, sendo uma boa parte para aplicações em títulos, ações e derivativos.


Como os derivativos não produzem nada, não financiam nada e servem mais para apostas em tendências, podendo criar instabilidades como a bolha que afundou os Estados Unidos, a sobretaxa já tirou o estímulo dos aplicadores, e o dólar começou o dia com alta significativa, depois de ontem ter atingido o menor patamar desde 1999.

A medida do governo veio para conter a enxurrada de dólares que chegam por aqui procurando oportunidades, já que o Brasil hoje é um dos países mais seguros para investimentos. Com a crise americana, o dólar tende a cair mais. Se não aumentarem os juros por lá, e continuarem a emitir moeda sem lastro, mais e mais dólares cairão por aqui, baixando mais a cotação, com perdas para as exportações e outros desequilíbrios na economia.

2 comentários:

  1. nessa semana de janeiro o dolar tende a cair?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a taxa de juros baixar fora do que o "mercado" (especuladores, banqueiros e rentistas) espera, ou seja, tipo 1%, parte dos dólares de investidores externos tenderá a migrar para outras opções no exterior, e nesse movimento poderá haver busca por dólares e aumento de preços. Se for de 0,5% a redução, o que é esperado pelos parasitas de juros que apostam nisso via mídia, nada de especial acontecerá.

      Excluir