segunda-feira, 25 de julho de 2011

EUA : Até o FMI mete a colher para evitar calote

Quem diria que um dia veríamos isso: o FMI, especialista em se meter nas economias de países pela hora da morte, entrou no rol dos que pedem aos americanos responsabilidade na questão do teto da dívida, para evitar o calote anunciado para o dia 2 de agosto. Não se chega a acordo, e o prazo está se escoando. Governo e oposição fazem queda de braço deixando os capitalistas do mundo todo na expectativa.


Obama aproveitou que o FMI meteu a colher no assunto para pressionar a oposição republicana, que não aceita discutir o equilíbrio orçamentário com o aumento de impostos para os ricos. No governo Bush entrou em vigor uma lei, de tempo determinado, que reduzia os impostos dos milionários e bilionários, e agora Obama não quer revalidá-la.

É o caso de se questionar: nos EUA só tem população, mas não tem povo capaz de ir às ruas exigir que os ricos paguem a conta? Está na hora do "verão americano", com manifestações nas ruas e praças exigindo que o governo não corte os gastos sociais, empurre a conta do aumento de receitas para quem pode pagar e não prejudique o funcionalismo público. Tem Rambo para ir ao Vietnã defender a pátria, mas para defender os próprios interesses, não aparece ninguém?

Nenhum comentário:

Postar um comentário