domingo, 3 de julho de 2011

Corrupção : Dilma afasta cúpula do Min. dos Transportes

A presidente Dilma Roussef, a partir de evidências de um "pedágio político" (propina mesmo) em obras do Ministério dos Transportes, interveio no DNIT e na VALEC, alvos constantes de denúncias de corrupção. A revista Veja denunciou (muito cuidado com ela...) um suposto superfaturamento e pagamento de propina em grandes obras, e a presidente, na dúvida, afastou temporariamente quatro dirigentes de estatais da área de transportes.


Dilma teria reclamado com o Ministério dos Transportes da constante elevação de custos das obras, estourando o orçamento, sem controle sobre serviços extras, e prometido mais vigilância sobre o orçamento do órgão.

De um lado, Dilma quer transparência e honestidade nas obras de grande vulto. De outro, seu governo aprova o Regime Diferenciado de Contratações Públicas, com seus orçamentos secretos, feitos em cima de abstrações, já que os projetos só serão feitos depois do valor acertado com o vencedor.

Essa contradição lhe trará muitas dores de cabeça, porque em menos de um ano teremos um festival de liminares por inconstitucionalidade em licitações, fora novas denúncias de corrupção da mídia e dos órgãos de fiscalização. Isso em todas as áreas onde houver obras, não apenas nas da Copa e Olimpíada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário