sábado, 4 de junho de 2011

ES : Polícia do governo PSB / PT espanca estudantes


Os altos índices de violência do Espírito Santo têm como uma das fontes a violência da própria polícia. Esquadrões da Morte integrados por policiais recebem dinheiro de pessoas interessadas em eliminar seus desafetos. Hoje o Espírito Santo tem o terceiro pior índice de violência do Brasil, perdendo apenas para o Rio de Janeiro e Pernambuco. No ano passado, o Conselho Penitenciário chegou a pedir a intervenção federal no ES por conta dos abusos cometidos em prisões, como torturas, esquartejamentos, etc.


A chegada do governador Casagrande (PSB) e da equipe que tem a parceria do PT acendeu as esperanças em alguns setores, cansados da truculência do estado que já vem de décadas. Na posse houve manifestação dos familiares de mutilados nas cadeias. Novos policiais concursados pediam a imediata posse, acreditando no seu governo. Enfim, esperava-se que o governador mantivesse a postura democrática que fazia parte do seu marketing pessoal, e fosse ter com os movimentos sociais uma postura diferente da violência praticada pelos governos anteriores.

Os fatos se anteciparam a qualquer intenção nesse sentido. Estudantes protestando contra o aumento das passagens em Vitória foram violentamente reprimidos pela polícia, repetindo as práticas de sempre. Embora a grande mídia não tivesse dado destaque, as redes sociais divulgaram vídeos e depoimentos chocantes. Até a universidade foi invadida pelos policiais. Quem estivesse pela rua, mesmo em atitude pacífica, simplesmente trafegando, era levado junto, algemado, jogado no camburão, levado à delegacia, preso, humilhado. Clique aqui para ver o relato de um jornalista que foi esculachado pela polícia, bem preciso em detalhes. Tudo aconteceu na quinta-feira.

Ontem o movimento cresceu, mas tudo correu em razoável tranquilidade. Parece que em algum lugar alguém lembrou que o governo tem que garantir o direito à livre manifestação, mas simplesmente deixar de reprimir não basta: se o governo quer mostrar respeito aos movimentos sociais, tem que dar uma exemplar disciplinada nas polícias, separando o joio do trigo, tirando os policiais bandidos, e trabalhar na formação para difundir o respeito aos cidadãos.

Casagrande está devendo isso aos eleitores, aos que acreditavam nele enquanto era parlamentar e aos cidadãos do Espírito Santo que não aguentam mais tanta violência. Cabeças precisam rolar, no sentido administrativo da coisa (tem que ficar bem claro, senão os caras levam ao pé da letra a sugestão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário