segunda-feira, 27 de junho de 2011

Brasil cresce com redução de desigualdade

Todos os dias aparecem indicadores positivos para o país, que até são divulgados cheios de "mas" ou perdem destaque para a intenção de mostrar coisas negativas. O dado divulgado hoje é muito importante, mas não saiu nos telejornais de maior audiência. Veja o que diz a Folha:


""Em uma década, a renda real per capita dos mais ricos no Brasil cresceu 10%, enquanto a dos mais pobres aumentou 68%", destacou o economista Marcelo Neri, responsável pelo levantamento.

O estudo mostra que a taxa de crescimento da renda dos 20% mais ricos no Brasil é inferior à registrada nos demais países dos Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), ao mesmo tempo em a taxa de crescimento da renda dos 20% mais pobres só é menor que a contabilizada pela China.

Desde 2003, o país ganhou quase 50 milhões de consumidores, o equivalente a uma Espanha. Somente de 2009 até maio deste ano, 13,1 milhões de brasileiros foram incorporados às classes A, B e C."

O Brasil foi o único dos BRICS que cresceu com redução de desigualdade.

No mesmo período, que coincide com os governos de Lula (isso nunca é dito), na Europa os ricos ficaram mais ricos e os pobres, mais pobres. É sempre assim: se depender da mídia para escrever a história do Brasil, teremos um hiato entre 2003 e 2011. De FHC passamos a Dilma, para fazerem crer que os resultados expressivos foram obra dos demo-tucanos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário