quinta-feira, 26 de maio de 2011

Herrar é umano (0001) - Pane no Itaú faz saldos sumirem

Sistemas falham, até nos bancos que se colocam no marketing como digitais, da internet ou portadores de futuro. Aconteceu no Itaú / Unibanco anteontem uma falha (humana?software?hardware?tudo junto?) que causou o desaparecimento de saldos de contas e até o aparecimento de saldos negativos, causando tensão e prejuízos aos clientes. Computador é bom enquanto tudo dá certo.


Pane no Itaú faz dinheiro sumir

Autor(es): Vera Batista
Correio Braziliense - 25/05/2011

Uma pane no sistema do Itaú Unibanco causou sérios transtornos aos clientes. O dinheiro simplesmente sumiu das contas- correntes. Durante todo o dia de ontem, foi impossível fazer algumas operações. Ao tentar pagar contas em caixas eletrônicos, por exemplo, mesmo com a função disponível, as pessoas receberam uma mensagem informando que o saldo não era suficiente. Muitos também enfrentaram problemas para realizar compras com cartão de débito.

Indignados, os correntistas desabafaram em redes sociais como Twitter e Facebook e ameaçaram processar o banco pelo constrangimento causado. O Banco Central prometeu investigar o caso e tomar providências. Quem se sentir prejudicado deve registrar reclamação na ouvidoria do BC.

Miguel Setembrino, advogado especializado em direito do consumidor do escritório Setembrino, Gadelha e Oliveira, orientou os surpreendidos a procurar o banco para saber os motivos do desaparecimento dos valores. A partir daí, o caminho é comprovar a falha e cobrar a correção. “Se a pessoa se sentir lesada, pois precisou do dinheiro naquela hora, cabe também pedido de indenização por danos morais”, explicou.

O Itaú informou ter identificado problemas de processamento que não permitiram a apuração correta do saldo de alguns clientes. “Sistemas de contingência foram imediatamente acionados e o problema estará solucionado a partir das 20h30 de hoje (ontem). O Itaú reitera que nenhum cliente sofrerá prejuízo financeiro”, garantiu o banco, por meio de nota.

fonte: https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2011/5/25/pane-no-itau-faz-dinheiro-sumir

Nenhum comentário:

Postar um comentário