quinta-feira, 12 de maio de 2011

Herrar é umano (0000)

Hoje vi que o MEC comprou livros didáticos contendo erros de português que, segundo os autores, fazem parte da língua popular, e que o objetivo não seria ensinar errado, mas mostrar que existem tais formas na língua falada. Até que vai, se mostrar o errado para ensinar o certo, não assumindo, de antemão, a discriminação contra as pessoas que desconhecem a língua dita culta.


Durante algum tempo colecionei fotos de coisas erradas. Não apenas pelo uso da linguagem dita culta, mas de símbolos mal empregados em contextos que podem dar interpretações indesejadas. Ao invés de fazer como outros blogs e programas de TV ditos cultos, que escracham os erros de provas de redação para chamar os outros de ignorantes, vamos mostrar os casos e tentar interpretar o que os autores quiseram dizer, com todo respeito. Mandem fotos que a gente divulga com as análises devidas. Falhas construtivas, gambiarras, marmotas e catrevagens também são aceitos.

A seção (ou sessão, ou secção, ou cessão?) HERRAR É UMANO será dedicada a isso. Quem tiver material, mande para divulgar na boa, sem escrachar a tal "língua culta" como inferior. O importante é que o emissor consiga fazer a mensagem ser entendida pelo receptor e cumprir junto a ele os propósitos desejados, não importa a linguagem. Isso não é desculpa para justificar este blog jogar os posts na rede sem revisão, no aguardo dos amigos e inimigos me esculacharem pelas vaciladas linguísticas eventualmente cometidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário