terça-feira, 3 de maio de 2011

Europa : ameaça nuclear da Al Qaeda

No dia 26 de abril, jornais como o Telegraph noticiaram, a partir de documentos divulgados pelo Wikileaks, que um preso da Al Qaeda em Guantánamo teria informado que a organização dispõe de um artefato nuclear escondido na Europa, que poderia ser acionado caso Bin Laden fosse preso ou morto.


Hoje o que se discute é o grau de promiscuidade de autoridades paquistanesas com a Al Qaeda. Como o terrorista mais procurado do mundo estaria morando numa mansão cercada de academias e bases militares paquistanesas, sem ninguém perceber nada? Por que o governo americano invadiu o espaço aéreo paquistanês, invadiu a casa, matou Bin Laden, levou seu corpo e documentos da casa, e só avisou ao governo depois que saiu? Está patente que o governo americano não confia nas autoridades paquistanesas, que poderiam, caso soubessem do plano, alertar Bin Laden para que fugisse.

Agora levanto a questão: o Paquistão é uma potência nuclear. Até que ponto seus cientistas e o governo podem ter colaborado para dar a grupos como a Al Qaeda informações ou matérias-primas para a construção de artefatos nucleares, como o que alegam existir na Europa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário